Adalgisa Arantes Campos:
Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisadora com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, colaboradora da Faculdade Arquidiocesana de Mariana, no curso de pós-graduação lato-sensu em Arte Sacra; representante da ANPUH no Conselho Estadual do Patrimônio Cultural CONEP. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em suas orientações na pós-graduação em História, pesquisas e produção acadêmica atua principalmente com os seguintes temas: Barroco luso-brasileiro, artistas no período colonial, iconografia cristã, ritos católicos, mecenato confrarial, o ideário da morte, as manifestações culturais e artísticas alusivas à Quaresma e Semana Santa.
João Vanderlei de Moraes Júnior:
Escritor, professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino - Cachoeira - Bahia., gestor cultural , vice -presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cachoeira e compõe a comissão executiva do Conselho Deliberativo do Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia - Secretarias de Cultura e de Educação do Estado da Bahia. Mestre em Cultura e Sociedade - Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade / Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos / UFBA. Graduado em Letras Vernáculas / Literatura Brasileira pelo Instituto de Letras da UFBa. É pesquisador em formação do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - CULT/IHAC/UFBA, onde investiga Enlaces entre cultura e educação no campo das políticas de estado para o acesso ao livro e promoção da leitura na América Latina, em espacial Argentina, Brasil, Colômbia e México.
Jomar Lima da Conceição:
Gerente Técnico da Fundação Hansen Bahia. Especialista em Gestão Cultural pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha:
Professor do Departamento de Museologia (UFBA), do Programa Multidisciplinar de Estudos Étnicos e Africanos (CEAO - UFBA) e do Programa de Estudos Pós Graduados em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa - Portugal) Coordenador do Curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Programa de Implantação do Memorial da Escola de Enfermagem UFBA. Pós-Doutor em Museologia ( Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia - Lisboa - Portugal). Doutor em História Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 2006). Mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal da Bahia - 1999). Graduado em Museologia (Universidade Federal da Bahia - 1992). Pesquisa questões relacionadas às memórias e processos patrimoniais com ênfase em temas africanos e afro-brasileiros. Tem experiência em ações museológicas, com destaque para a gestão institucional e produção e análise de exposições relacionadas ao Patrimônio Africano e Afro-Brasileiro.
Mariely Cabral de Santana:
Técnica da Universidade Federal da Bahia, coordenadora de trabalho de conclusão de curso da União Metropolitana de Educação e Cultura, coordenadora de estágio supervisionado da União Metropolitana de Educação e Cultura e professora da União Metropolitana de Educação e Cultura. Mestrado e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, história, cidade, arquitetura, religião, preservação e patrimônio, cidade, contemporaneidade.
Rosa Baraúna:
Professora do ensino básico e secundário, formadora do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal e UE (nas disciplinas de Historia das Artes e das Culturas, Artes Visuais, Educação Artística, Teoria da arte e do Design, Expressão Artística, Tecnologia Cerâmica) tecnologias da informação e Fotógrafa. Cursou Licenciatura em Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Conservação de Documentos Gráficos, (pergaminho e papel), pelo Departamento de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa. Pós-graduada em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia em convênio com a UNESCO. Mestra em Recuperação do Patrimônio Arquitetônico e Paisagístico pela Universidade de Évora. Frequentou o Mestrado de Museologia e Patrimônio, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas no Departamento de Etnologia e Antropologia da Universidade Nova de Lisboa. Frequentou o Estágio de tratamento, Conservação e Restauro de Cerâmica Arqueológica, no âmbito do Curso de Introdução à Arqueologia do Departamento de Arqueologia da Universidade do Algarve na Unidade de Ciências Exatas e Humana, Faro. Atualmente dirige um projeto abrangente de captura das memórias coletivas do patrimônio histórico, artístico e cultural.
Sabrina Mara Sant'Anna:
Professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB). Doutoranda no Programa de Pós Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestra em História Social da Cultura (FAFICH/UFMG, 2006); Especialista em História da Cultura e da Arte (FAFICH/UFMG). Graduada em História (UNI-BH). Desenvolve pesquisas sobre Religiosidade Tridentina, Manifestações artísticas do Barroco e do Rococó em Minas Gerais, Fotografia, Arte Contemporânea e processos curatoriais.
Walter da Silva Fraga Filho:
Licenciado em História (1988) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal da Bahia (1994). Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -- UFRB. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Bahia, pobreza, escravidão, abolição e pós-abolição. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Wilson Rogério Penteado Junior:
Professor Adjunto de Antropologia, pesquisador nos grupos Corpo e Cultura e Mito, Vice-Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestre e doutor em Antropologia Social também pela UNICAMP. Graduado em Ciências Sociais nas modalidades Licenciatura Plena em Ciências Sociais e Bacharelado em Antropologia Social pela UNICAMP. Autor do livro "Jongueiros do Tamandaré: devoção, memória e identidade social no ritual do jongo", publicado pela Editora Annablume e FAPESP.