Interconexões educacionais: uma análise das interfaces entre educação popular, contextualizada, do campo, indígena, quilombola e socioambiental
Tiago Ferraz Costa.
Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial daUniversidade Federal do Vale do São Francisco.
Adriana Martins da Silva Bastos Conceição.
Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Wellington Dantas de Sousa.
Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Mauricio de Oliveira Silva.
Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Adelson Dias de Oliveira.
Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Publicado em: 13 mar. 2024.
Como citar:
COSTA, T. F.; CONCEIÇÃO, A. M. S. B.; SOUSA, W. D. de; SILVA, M. O.; OLIVEIRA, A. D. de. Interconexões educacionais: uma análise das interfaces entre educação popular, contextualizada, do campo, indígena, quilombola e socioambiental. Boletim Científico Agronômico do CCAAB/UFRB, v. 2, e2289, 2024. Disponível em: https://ufrb.edu.br/ccaab/boletim-cientifico-agronomico-do-ccaab-volume2/2289-2289-pdf
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Resumo: A educação popular, conforme defendida por Paulo Freire, tem como objetivo a organização da classe trabalhadora. A educação contextualizada adapta o ensino à diversidade cultural, enquanto a educação do campo, indígena e quilombola integra saberes tradicionais às bases curriculares. Este estudo tem como objetivo apresentar as interfaces da educação popular, contextualizada, do campo, indígena, quilombola e socioambiental. Para isso, adotou-se uma metodologia bibliográfica e qualitativa, fundamentada principalmente em estudos científicos indexados em bases de dados. Os resultados destacam a ligação dessas formas de educação com as lutas de classe, contrapondo-se ao estilo de vida burguês e promovendo a inclusão. Paulo Freire e Marx exercem influência nessas abordagens. A educação contextualizada, do campo, indígena e quilombola, adapta-se às realidades culturais e socioambientais, respeitando as crenças. Essas interfaces educacionais desempenham um papel crucial, influenciando políticas públicas voltadas para objetivos educacionais. Conclui-se que uma pedagogia adequada a essas interfaces valoriza as identidades culturais, supera hierarquias e modelos rígidos, com visão de mudança e esperança.
Palavras-chave: Povos Tradicionais. Políticas Públicas. Pedagogia.
Abstract: Popular education, as advocated by Paulo Freire, aims to organize the working class. Contextualized education adapts teaching to cultural diversity, while rural, indigenous, and quilombola education integrates traditional knowledge into curricular frameworks. This study aims to present the interfaces of popular, contextualized, rural, indigenous, quilombola, and socioenvironmental education. To achieve this, a bibliographical and qualitative methodology was adopted, primarily grounded in scientific studies. The results emphasize the connection of these educational forms to class struggles, opposing the bourgeois lifestyle and promoting inclusion. The ideas of Paulo Freire and Marx exert influence on these approaches. Contextualized, rural, indigenous, and quilombola education adapts to cultural and socioenvironmental realities, respecting beliefs. These educational interfaces foster solidarity, autonomy, and dialogue. Moreover, social movements play a crucial role, influencing public policies aimed at educational objectives. It is concluded that an appropriate pedagogy for these interfaces values cultural identities, transcends hierarchies and rigid models, with a vision of change and hope.
Keywords: Traditional Peoples, Public Policies, Pedagogy.
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