Novo material pode revolucionar geração de energia solar
Aravind Puthirath Balan et al
A FAPESB publicou em seu site um artigo divulgando uma nova descoberta cientifica. Trata-se da produção do hemateno, que assim como o grafeno, é um material bidimensional. Esses materiais possuem propriedades únicas que lhe garantem um papel importantíssimo no desenvolvimento de nanotecnologia e da nanoengenharia.
Essa pesquisa foi desenvolvida com a participação de pesquisadores vinculados a UNICAMP que juntamente com um grupo internacional conseguiu produzir o novo material. Os cientistas conseguiram extrair da hematita um material chamado hemateno, que possui três átomos de espessura e propriedades fotocatalíticas incomuns. Assim, reveste-se de particular importância por se tratar de um material que pode agir como fotocatalisador.
Sob essa ótica, ganha particular relevância, pois segundo Douglas Soares Galvão, pesquisador do CECC e um dos autores do estudo, o fotocatalisador pode ser utilizado – “para dividir a água em hidrogênio e oxigênio – e permitir a geração de energia elétrica a partir de hidrogênio, por exemplo, além de ter diversas outras aplicações”
Para a leitura completa do artigo, acesse: http://agencia.fapesp.br/novo-material-pode-revolucionar-geracao-de-energia-solar/28100/