Projetos de Extensão
As atividades de extensão no curso de Engenharia de Produção são vinculadas a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFRB, através do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) onde o referido Curso é ofertado. Para demais informações sobre a PROEXT, acessem o link a seguir: https://www.ufrb.edu.br/proext/
A seguir listamos os Projetos de Extensão que tem sido desenvolvidos pelos docentes do curso de Engenharia de Produção.
1. Título: Atividades extensionistas nas indústrias, comércios, serviços e logísticas na região do Recôncavo da Bahia e Portal do Sertão
Coordenador: Bruno Souza Fernandes
Resumo: O presente programa de extensão tem como objetivo desenvolver a curricularização da extensão das componentes curriculares profissionalizantes, específicas e optativas do curso de Engenharia de Produção, despertando e incentivando o aluno a resolver problemas gerais nas mais diversas empresas de pequeno, médio e grande porte da região do Recôncavo da Bahia e Portal do Sertão. A metodologia a ser utilizada consistirá em visitas, palestras, cursos, oficinas, eventos, diálogos, reuniões e prestação de serviços às empresas, instituições e organizações que compreendem as indústrias, comércios, serviços e logísticas do Recôncavo da Bahia e Portal do Sertão, onde os estudantes irão identificar problemas e buscar solucionar por meio do diálogo e do conhecimento obtido nas componentes curriculares do curso de Engenharia de Produção. Deste modo, espera-se que os alunos possam vivenciar na prática todas as ferramentas, modelos, métodos, conceitos e filosofias aprendidas em sala de aula nas componentes de Engenharia de Produção, bem como que as empresas possam melhorar suas práticas operacionais, táticas e estratégicas, buscando obter viabilidade técnica, econômica, social e ambiental.
2. Titulo: Avaliação de processos produtivos com foco na implementação de tecnologias da Indústria 4.0 e Lean Seis Sigma
Coordenador: André de Mendonça Santos
Resumo: A automatização e tecnologias da informação estão sendo as bases da quarta revolução industrial, as empresas que não se modernizarem podem perder mercado e deixarão de ser competitivas e sustentáveis, isso ainda é mais grave se tratando de pequenas empresas, uma vez que possuem menores condições de investimento. Com isso, o objetivo desse trabalho é avaliar a utilização de tecnologias da indústria 4.0 (I4.0) e ferramentas do Lean Seis Sigma (LSS) em empresas sediadas no recôncavo da Bahia, com intuito de propor melhorias de processos e implementação de novas tecnologias. A metodologia proposta envolve duas grandes fases: (i) desenvolvimento do questionário e coleta de dados; (ii) análise dos dados. Serão aplicados questionários endereçados a colaboradores de empresas com sede em cidades do recôncavo da Bahia, de diferentes segmentos, tamanhos e localidades, com objetivo de coletar a experiencia prática dos mesmos na utilização das tecnologias, ferramentas do Lean Six Sigma e o efeito delas em termos de performance operacional das organizações e barreiras a implementação. Os resultados esperados envolvem verificar: (i) se as empresas investigadas utilizam tecnologias da I4.0 e ferramentas do LSS, (ii) como as tecnologias da I4.0 podem auxiliar na redução de problemas e melhoria da produtividade dos processos estudados, (iii) como se relacionam as ferramentas do LSS e as tecnologias I4.0 nos processos estudados. Além disso, espera-se identificar o estágio de implementação das tecnologias nas empresas, e as principais dificuldades e barreiras encontradas para implementação da indústria 4.0. As principais conclusões almejadas envolvem confirmar a importância e utilização das tecnologias 4.0 e do LSS para melhoria de produtividade em um cenário de empresas interioranas, que por vezes se mantêm a margem do desenvolvimento tecnológico e da inovação de processos.
3. Título: Ramo Estudantil IEEE
Coordenadora: Profa. Cristiane Agra Pimentel
Resumo: O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) é uma organização técnica internacional sem fins lucrativos, com objetivos científicos, tecnológicos e educativos. A missão do IEEE pode ser entendida como proporcionar o avanço da Engenharia Elétrica e áreas afins por meio da difusão da teoria, prática e aplicações dos conhecimentos da Física, Eletricidade, Eletrônica, Comunicações e Processamento da Informação. O Instituto é composto de diferentes estruturas organizacionais, como unidades operacionais chamadas Seções, que são divididas por país; Sociedades Técnicas especializadas, constituídas por temas relacionados à engenharia, computação, educação, gerência, transferência tecnológica, dentre outros, e as quais são ainda subdivididas em Capítulos Técnicos. Dentre as diversas ações do Instituto, destacam-se a produção de cerca de 130 revistas e periódicos, sobre os temas das distintas Sociedades Técnicas, a organização de normas e padrões internacionais de tecnologias, assim como a disponibilização de diversos treinamentos e cursos on-line em sua área de atuação. A associação ao IEEE depende do grau de maturidade de atuação profissional, sendo categorizada em estudante, associado, membro, sênior e fellow. No primeiro caso, os membros estudantes se agregam nas universidades e faculdades formando ramos estudantis com a finalidade de atender à comunidade discente e a comunidade local da mesma forma que o IEEE atende aos profissionais e a sociedade. Um ramo estudantil procura alcançar seus objetivos através de diferentes ações com foco técnico, como cursos, eventos, visitas e competições, sempre buscando desenvolver o conhecimento e o aprendizado de seus membros, da comunidade acadêmica e da sociedade. Deste modo, o programa proposto busca dar continuidade ao ramo estudantil na UFRB, criado em 2017, com apoio de professores e mobilização discente, alavancando assim os cursos de ciências exatas e engenharias do CETEC e CETENS por meio da organização e execução de atividades de extensão.
4. Título: Empresa Júnior das Engenharias e BES do CETENS
Coordenador: André de Mendonça Santos
Resumo: O projeto visa a implantação de uma empresa júnior de engenharia e do BI no CETENS, contemplando os cinco cursos de graduação nesta área (Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, Engenharia de Produção, de Materiais, de Energia e Tecnologia Assistiva e Acessibilidade). Desta forma, os discentes participantes poderão aplicar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula no ambiente prático, sendo desafiados a solucionar problemáticas de diferentes empresas, possibilitando crescimento pessoal e profissional.
5. Título: Estudo e análise da demanda de cursos de pós-graduação na indústria de Feira de Santana
Coordenador: Djoille Denner Damm
Resumo: No processo de desenvolvimento econômico de um país um fator preponderante é o desenvolvimento e capacitação de mão de obra para uma atuação qualificada no mercados de trabalho. A presente proposta tem como finalidade o levantamento, o estudo e a análise sistemática da demanda de cursos de Pós-Graduação pelo mercado/indústria do município de Feira de Santana e região do Portal do Sertão. A execução do projeto de extensão visa ampliar o diálogo com as empresas circunvizinhas ao CETENS, o que permitirá entender melhor as demandas de capacitação profissional do mercado de trabalho e, no segundo momento, propor cursos de pós-graduação direcionados para o mercado. Isso proporcionará uma qualificação aprimorada dos alunos do CETENS e da comunidade de Feira de Santana e Região, além de atualização, capacitação e reciclagem dos profissionais que já se encontram inseridos no mercado de trabalho feirense. Além de tudo, poderá proporcionar aos profissionais da indústria e alunos da graduação, a seguintes vantagens competitivas: um excelente referencial, visto que por meio do desenvolvimento de produtos, protótipos, processos, projetos e análise de casos de interesse industrial, a capacidade de buscar soluções inovadoras para problemas práticos do setor industrial; colocá-lo a par da cultura tecnológica e de conhecimentos na área específica de trabalho; promover pesquisa aplicada, criando ambientes favoráveis ao desenvolvimento intelectual e técnico dos discentes. Concomitante a isso, os professores do CETENS também ministram disciplinas na graduação e orientam Iniciação Científica (IC). Muitos alunos da graduação, na maioria das vezes bolsistas de IC ou voluntários, auxiliam nos projetos dos docentes, e com a implantação de cursos de pós-graduação entende-se que será criada mais uma demanda para atividades relacionadas aos projetos de pesquisa aplicada, despertando nos graduandos o interesse pela aplicação da pesquisa e pós-graduação em um contexto industrial. Cabe ressaltar que a presença de um polo industrial e logístico em Feira de Santana, constitui estímulo para a qualificação da mão de obra local, com vistas a capacitar os discentes do CETENS nas novas tecnologias que propiciem soluções para os desafios enfrentados pela indústria local, além de fixar na região os trabalhadores e suas famílias, fomentando o desenvolvimento de conhecimento aplicado, inserção facilitada de profissionais qualificados no mercado local de trabalho e promover assim o desenvolvimento de cursos de formação continuada como os de pós-graduação Stricto Sensu pautados sempre em Sustentabilidade e Inovação Tecnológica, que é a essência do CETENS.