Matriz Curricular
O desenho da matriz curricular (Formulário 10A) compõe-se de disciplinas obrigatórias e também optativas, possibilitado ao estudante a construção do seu curso, de acordo com as suas preferências e também exercitando sua autonomia. Para promover uma maior clareza e dinamicidade entre os componentes curriculares, os mesmos foram agrupados juntamente com as disciplinas de base das Ciências Humanas e os Estágios curriculares obrigatórios, em quatro núcleos, a saber:
1 Núcleo de Teorias da Arte (História da Arte/ Crítica/ Patrimônio)
2 Núcleo de Laboratórios Abertos em Artemídia
3 Núcleo de Técnicas e Processos Artísticos
4 Núcleo de Educação e Ensino da Arte
Os quatro primeiros semestres compõem-se de disciplinas obrigatórias, sendo que ao longo dos demais semestres serão oferecidas além das disciplinas obrigatórias, um elenco de oito disciplinas optativas.
Para cada núcleo temático o estudante deverá cumprir uma carga horária de no mínimo 68 horas de disciplina optativa, a depender do núcleo temático. Essas se configuram como possibilidade de maior autonomia para os licenciandos, objetivando o exercício da escolha das disciplinas que irão compor sua matriz curricular, de acordo com a sua identificação com os temas e abordagens de cada uma, subdivididas nos núcleos apresentados anteriormente. Essa proposta também fortalece os diálogos com o curso de Bacharelado em Artes Visuais e demais cursos da UFRB.
Os conteúdos curriculares foram pensados a fim de garantir uma interrelação entre o Núcleo estruturante das disciplinas de Educação e Ensino da Arte com os Núcleos Teorias da Arte (História da Arte/ Crítica/ Patrimônio) Técnicas e Processos Artísticos e Núcleo de Laboratórios Abertos em Artemídia.
Veja a Matriz Curricular aqui.