Perfil do egresso
O Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Recôncavo da Bahia visa à formação de educadores na área, que possam atuar de forma crítica em instituições educacionais formais e não-formais, compreendendo a historicidade existente nas inter-relações entre Arte, cultura e educação. Portanto, enfatiza-se a formação do profissional que produza e seja capaz de mediar didaticamente o conhecimento em Artes Visuais, considerando em sua prática pedagógica o respeito à diversidade dos elementos sociais, culturais, étnicos, de gênero e questões inclusivas imprescindíveis para a perspectiva de uma formação humanizadora e ética.
O profissional formado também será capaz de realizar experiências estéticas por meio de pesquisas em processos criativos e teóricos das Artes Visuais e de seu ensino. Ademais, poderá supervisionar e coordenar projetos educativos em Artes Visuais, design, crítica de Arte, entre outros, promovendo o acesso democrático ao saber elaborado, bem como articulando saberes inerentes à diversas manifestações culturais. Nesse sentido, a atuação do licenciado em artes visuais colabora para a integração entre ensino e sociedade e o resguardo e valorização do patrimônio cultural local, proporcionando aos estudantes do Recôncavo Baiano e demais oriundos de outros estados conhecer para valorizar os artistas e o patrimônio histórico e cultural da região.
No que se refere ao perfil de pesquisador, o licenciado em artes dissemina em sua prática pedagógica a importância da pesquisa desde o início da formação educacional, tendo a arte como elemento central das investigações que visam o aprendizado. Como agente cultural, o licenciado em artes promove a mediação entre arte e público potencializando o caráter educativo das obras de arte.
De acordo com a Resolução CNE/CES nº 1, de 16 de janeiro de 2009 que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais temos como perfil do licenciado:
- Capacitação para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais;
- Desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro da especificidade do pensamento visual;
- Apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística;
- Utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais no campo da criação em artes visuais;
- Desenvolvimento da sensibilidade estética através do conhecimento de estilos artísticos, tendências artísticas contemporâneas, obras de arte e outras e
- Apto à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas, inerentes à área do ensino das Artes Visuais.