O grupo de trabalho (GT) responsável pelo Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se reuniu na manhã desta sexta-feira (8), para avaliação dos testes iniciados no sistema Polare em algumas unidades da Instituição.
Para o GT, os resultados dos testes são animadores, porém implicam em ajustes na minuta do PGD da UFRB. Os usuários que testaram a plataforma consideraram sua interface simples e amigável, na qual simularam tarefas corriqueiras de suas unidades de trabalho.
Além da UFRB, mais outras 30 instituições federais estão realizando a capacitação ofertada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvedora do Polare. A agenda de apresentação e treinamento nos módulos segue até 18 de abril.
PGD não é teletrabalho
Uma confusão constante sobre o PGD está relacionada com o regime de trabalho telepresencial. O PGD na verdade é um sistema de controle de serviço público baseado em entregas, com base nas normas do Ministério da Gestão e Inovação, ou seja, o método de controle passa de frequência eletrônica para plano de trabalho, com entrega de resultados. Saiba mais lendo a IN 52/2023.
O que foi feito até agora pela UFRB
- Criação do GT;
- Criação da minuta do PGD;
- Capacitação nos módulos do Polare;
- Testes no sistema Polare;
- Revisão da minuta do PGD, conforme novas orientações do Ministério da Gestão e Inovação.
Prepare-se para a implantação do PGD na UFRB
- Estude as normas, o decreto e as INs;
- Discuta essas normas em reunião com sua equipe;
- Liste suas atividades e coloque-as em formato de entregas;
- Esboce seu plano de trabalho/plano de entrega e apresente à equipe;
- Assista os vídeos tutoriais do sistema Polare que mostram como o sistema funciona.
Saiba mais sobre o PGD na UFRB: ufrb.edu.br/progep/pgd.