A Experiência Presentificada é Tema da Conferência de Abertura do Semestre 2019.1 do PPGCOM/UFRB
De que maneira as redes sociais podem provocar alterações nos modos perceptivos? Este é o desafio que o professor Júlio Pinto traz para reflexão e discussão no próximo dia 12 de março, marcando o início das atividades do semestre de 2019.1 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A conferência de abertura acontece a partir das 14h30, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), na cidade de Cachoeira.
Com o sugestivo título A experiência presentificada: a compactação perceptiva estimulada pelo imediatismo das redes, o professor Júlio Pinto convida a todos para pensar nos modos pelos quais nossos hábitos perceptivos podem e estão sendo modificados a partir dos novos procedimentos instaurados pelas redes sociais. Temas como experiência, percepção e redes sociais se entrelaçam e exigem um olhar refinado para tentar dar conta dos processos contemporâneos perpassados pelas novas mídias.
O professor Júlio César Machado Pinto é Ph.D pela University of North Carolina at Chapel Hill, EUA (1985), tem pós-doutorado pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (1992). Foi Presidente da COMPÓS – Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (2011-2013). É autor de inúmeros livros e tem artigos publicados no Brasil e no exterior. Atua como avaliador institucional do Inep e é consultor da CAPES e da FAPESP. Atualmente é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos da UFRB. Entre seus livros, destaque para: Olhares sobre nossos agoras (Ed. Curitiba, 2017) e 1,2,3 da Semiótica (Ed. UFMG, 1995).