Defesa de Mestrado | 30MAR23
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCOMUNICAÇÃO: perspectivas e desafios de professoras/es de Língua Portuguesa do Recôncavo Baiano
Priscilla Ramos de Santana Fraga Pedreira
30.03.23, às 19h | Google Meet
Como a educomunicação tem se apresentado no planejamento pedagógico dos/as professores/as de Língua Portuguesa? - Qual o entendimento de educomunicação dos/as docentes? - Existe uma orientação que estimule o desenvolvimento da proposta da educomunicação no ambiente escolar? A partir dessas questões norteadoras, esta pesquisa busca mapear concepções e experiências da educomunicação como prática educativa de professores/as da rede pública e privada da área de linguagens do ensino fundamental - anos finais do recôncavo Baiano. Apresenta como objetivos específicos descrever as práticas pedagógicas de professores de linguagens observáveis pela leitura dos planejamentos; identificar as especificidades apresentadas pelos/as professores/as sobre a educação e comunicação que permeiam suas práticas cotidianas e refletir sobre intervenções que potencializem a educomunicação como prática cultural e alternativa nas escolas. O método escolhido se baseia na abordagem qualitativa e na pesquisa do tipo descritiva. Os instrumentos e técnicas de pesquisa para a coleta dos dados são a entrevista semiestruturada e análise documental dos planejamentos pedagógicos. Acredita-se que à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como referência principal a sua competência 4, que se refere explicitamente à comunicação, as práticas serão analisadas nos planejamentos pedagógicos dos professores de língua portuguesa visando à identificação de indícios com potencial educomunicativo.
Banca examinadora
Lilian Reichert Coelho | presidente - UFSB
Daniela Abreu Matos | UFRB
Milena Cláudia M. Santos Guidio | UFSB