Mestrado em Comunicação inicia semestre 2018.2
Investigando o corpo e suas inscrições contemporâneas
Modificações corporais – algumas das possibilidades contemporâneas é o tema da palestra de abertura do semestre 2018.2 do Mestrado em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos, da UFRB. A atividade acontece na próxima terça-feira, dia 14 de agosto, no auditório da Fundação Hansen, a partir das 16h.
A temática será explorada pela professora Beatriz Ferreira Pires, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP). Formada em arquitetura, Beatriz Pires é mestre em Artes e doutora em Educação (ambos pela UNICAMP) e autora dos livros O corpo como suporte da arte (SENAC, 2005) e Corpo inciso, vazado e transmudado – inscrições e temporalidades (FAPESP, 2009).
Na oportunidade, a professora tratará de algumas das modificações corporais praticadas na contemporaneidade, partindo do conceito de body modification que inclui todas as formas de alteração corporal, que compreendem desde um simples corte de cabelo até intervenções cirúrgicas. A body modification pode ser dividida em dois grandes grupos: o primeiro formado por indivíduos que buscam se aproximar do padrão de beleza vigente, e o segundo por indivíduos que dele querem se distanciar.