Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Mestrado em Comunicação é lançado com Seminário na UFRB

 

 AAA7822

 

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federação do Recôncavo da Bahia (UFRB) iniciou oficialmente suas atividades na última segunda-feira (27/03), com o Seminário Mídia e Formatos Narrativos, no auditório do CAHL, em Cachoeira. As inscrições para o primeiro processo de seleção estão previstas para começar em abril, após publicação do edital.

A mesa de abertura foi composta pela pró-reitora de Pequisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), pelas professoras doutoras Renata Pitombo, coordenadora do PPGCOM/UFRB, e Juliana Gutman, coordenadora do Póscom/UFBA, e pelo diretor do CAHL, professor Jorge Cardoso Filho.

Renata Pitombo apresentou o corpo docente, as linhas de pesquisa, que são 'Comunicação e Memória' e 'Mídia e Sensibilidades', e falou sobre a área de concentração do Mestrado de Comunicação da UFRB, que é Mídia e Formatos Narrativos, visando a articulação entre Comunicação Social, patrimônio e memória da região do Recôncavo.

Dando continuidade, Jorge Cardoso apontou os obstáculos enfrentados para a criação do Programa e elencou a importância da existência do Mestrado em Comunicação para o Centro, que já contava com dois programas de pós-graduação direcionados aos cursos de Ciências Sociais e História. Ele destacou que o PPGCOM da UFRB é o primeiro programa do interior do Nordeste na área.

Os componentes da mesa ressaltaram as dificuldades do atual momento político, em relação às recentes medidas aprovadas pelo governo Michel Temer, em razão do desmonte da educação e do difícil processo de manutenção das universidades no Brasil.

Mapeamento do campo

Após a mesa de abertura, foi realizada uma conferência com a professora Vera França, titular da UFMG, que abordou "A Pesquisa em Comunicação: mapeamentos de um campo científico".

A docente problematizou as questões que envolvem o objeto estudado, que é o campo da comunicação, por meio da explanação da constituição dos campos científicos, os quais por sua vez estão centrados dentro dos campos epistemológico e político-institucional. A doutora optou por adotar uma perspectiva global da comunicação, partindo da afirmação de que o conhecimento é coletivo.

O edital da primeira seleção para o Mestrado, previsto para ser divulgado em abril, conta com 10 vagas de livre concorrência. A normatização da UFRB que diz respeito à questão das cotas para o PPGCOM, segundo informou a pró-reitora da PPGCI, ainda não foi aprovada. Mais informações sobre o PPGCOM estão disponibilizadas no site: www.ufrb.edu.br/ppgcom.

 

Texto: Rachel Mercês, estudante do 3º semestre do curso de Jornalismo

Fotografia: Caique Filhoestudante do 5º semestre do curso de Jornalismo

registrado em:
Fim do conteúdo da página