FolkComunicação
XXI Conferência Brasileira de FolkComunicação
Lucas Amorim | Mestrando do PPGCOM - UFRB
Ocorre durante essa semana, entre os dias 17 e 19 de agosto, a XXI Conferência Brasileira de FolkComunicação que promete reunir acadêmicos, profissionais e entusiastas da comunicação para explorar as profundezas da cultura popular e sua interseção com os meios de comunicação contemporâneos.
Com o tema “Processos folkcomunicacionais e ativismos antirracistas”, o evento conta com a abertura no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, e as demais atividades no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira.
A FolkComunicação, enquanto campo de estudo, se destaca por sua abordagem interdisciplinar, que conecta a comunicação com a cultura popular, o folclore e as tradições regionais, e neste século XXI, a XXI Conferência Brasileira de FolkComunicação assume um papel crucial ao explorar as dinâmicas complexas entre os meios de comunicação modernos, as manifestações culturais tradicionais e o papel fundamental da comunicação antirracista, além de trazer mestres e mestras do saber popular para palestras e apresentações culturais.
O Prof. Dr. Guilherme Fernandes, jornalista, pesquisador na área de FolkComunicação, professor do PPGCOM e coordenador da XXI Conferência Brasileira de FolkComunicação compartilhou suas expectativas positivas para o evento, afirmando que “A cidade de Cachoeira e o CAHL têm uma produção muito rica de Folkcomunicação, com vários TCCs que abordam essa temática.”
Ele também considera o evento como uma oportunidade para reforçar as produções e expor o nosso território para a comunidade acadêmica da comunicação, e compartilhou sua visão sobre a importância desse evento também para o PPGCOM, afirmando que:
“A Folkcomunicação se caracteriza tanto como sistema de comunicação, ou seja, como um tipo específico de mídia de natureza horizontal e artesanal e como teoria da comunicação, de natureza contra hegemônica. Há diversas pesquisas no âmbito do PPGCOM que dialogam direta ou indiretamente com a perspectiva teórica e a temática deste ano, que envolve e antirracismo. Ademais é sempre uma oportunidade para os discentes participarem de um evento de cunho nacional e realizar troca com outros pesquisadores.”
Para conhecer a programação completa ou realizar a sua inscrição, acesse: https://doity.com.br/folkcom2023/