Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

96 anos de Dona Dalva

Dona Dalva Damiana: 96 anos de ativismo e valorização da Cultura
Uriel Santana | Mestrando do PPGCOM

 

A matriarca ativista cultural, líder do Samba de Roda Suerdieck e integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte completa, este mês, 96 anos de idade.

Nascida em 27 de setembro de 1927, na cidade de Cachoeira, na Bahia, Dona Dalva é mãe de cinco filhos e trabalhou como charuteira, profissão que aprendeu aos 14 anos de idade. E em 1958, juntamente com colegas da fábrica decidiu formar um grupo de samba de roda se apresentando nos festejos religiosos da cidade.

O Samba de Roda de Dona Dalva, também conhecido como Samba Suerdieck, é um dos mais belos e tradicionais dos Sambas de Roda do Recôncavo Baiano. Além de ser dos primeiros grupos de Cachoeira para apresentações públicas, é um dos pioneiros com ênfase na performance das baianas.

Ativista da Cultura, Dona Dalva Damiana participou ativamente do processo de registro do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia. Foi proponente, representando a Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, encaminhando o pedido de registro ao IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Dona Dalva segue suas batalhas em busca de um espaço para manutenção e ampliação de ações do patrimônio cultural cachoeirano. A campanha atual para nova sede da Casa do Samba tem o intuito de assegurar um espaço de valorização e reconhecimento de um longo trabalho desenvolvido e representativo de Cachoeira em eventos no território baiano e brasileiro.

A matriarca do Samba de Roda Suerdieck é religiosa e integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Símbolo dos descendentes escravizados, a irmandade de mulheres negras combina catolicismo com candomblé para reverenciar a Nossa Senhora de Boa Morte em três dias de festa no mês de agosto. Dalva Damiana teve a influência das duas avós, irmãs fundadoras antigas, para se tornar uma senhora integrante para salvaguardar traços culturais dos seus antepassados.

Como forma de reconhecimento a sua trajetória em 22 de novembro de 2012 no "Fórum Internacional 20 de Novembro", a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia celebrou a cerimônia de outorga do título de Doutora Honoris Causa à sambadeira Dalva Damiana de Freitas.

Drª do Samba Dalva Damiana de Freitas, líder do Samba de Roda Suerdieck, artista, ativista cultural, integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte Dona Dalva é uma lenda viva. Impossível não reconhecer a genialidade desta cachoeirana.

Por fim, parabenizamos pelos seus 96 anos e agradecemos por uma vida inteira de dedicação à cultura brasileira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página