PPGCOM no COCAAL
IX COCAAL | Colóquio de Cinema e Arte na América Latina
Gustavo Brandão | Mestrando do PPGCOM
Entre os dias 19 a 21 de setembro de 2023, ocorreu na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, o IX Colóquio de Cinema e Arte na América Latina, o COCAAL, evento que vem se consolidando nos estudos das audiovisualidades e demais artes produzidas nos territórios latinoamericanos. O evento, que teve como tema principal as Latinidades Afro-Ameríndias, contou com uma série de atividades acadêmicas e culturais, entre apresentação de trabalhos, mesas, exposições de filmes, lançamento de livros e outras atividades.
O Colóquio deste ano foi uma coprodução entre Universidade Federal da Bahia (UFBA), sediadora do evento, com a UESB, UFPel e a nossa UFRB. A respeito da produção do evento, Priscila Miraz, professora do curso de Artes Visuais do CAHL (UFRB) e uma das coordenadoras, comentou um pouco sobre o processo, que passou por uma série de dificuldades relacionadas a sua efetivação, uma vez que seu processo foi atravessado pela pandemia.
“Olha, a organização desse Cocaal foi diferente de todas por que ela foi atravessada pela pandemia. No final de 2019, junto com a professora Ana Paula Nunes, do curso de cinema da UFRB, começamos a participar das reuniões junto com os professores da UFBA Guilherme Maia, Marcelo Ribeiro, Regina Gomes. Pouco depois chegaram também Morgana Gama, também ligada à UFBA, Glauber Lacerda – UESB e Rosângela Fachel – UFPel. Estávamos com a programação pronta quando a pandemia parou o mundo. Depois de alguns meses, adaptamos a proposta para um formato virtual, em conjunto com professores de São Paulo e do Rio de Janeiro, e entre junho de 2021 e abril de 2022, aconteceu o Curso de extensão Cocaal – Perplexidades Contemporâneas - O que podem a arte e o audiovisual da América Latina em tempos de pandemia? Foi uma experiência muito importante e que reafirmou a potência de nossa proposta temática do IX Cocaal, que aconteceu agora, entre os dias 19 e 22 de setembro (...) Foi possível pensar a América Latina de maneira ampliada, plural, que como está em nosso texto de abertura, “trata de reivindicar, por meio do adjetivo afro-ameríndias, a possibilidade de multiplicação de perspectivas para reinventar a vida em comum no continente, nos campos do cinema e da arte.”
PPGCOM no COCAAL
O nosso programa esteve presente na diversa programação do evento. Foram ao todo um total de 10 apresentações, entre comunicações orais e mesas pré-constituídas que tiveram a participação de docentes, discentes e pós-doutores vinculados ao programa. A discente Ana Thais de Oliveira, que participou de uma mesa pré-constituída, junto com as professoras do CAHL/UFRB, Milene Migliano e Priscila Miraz, comentou um pouco sobre a sua experiência no evento. “Participar do COCAAL foi um bom pé de entrada no mundo das apresentações acadêmicas. Eu nunca tinha ido pra nenhum colóquio ou congresso e estar lá me deu um frio bom na barriga! Foi importante levar um recorte da minha pesquisa pra outras pessoas ouvirem e falarem sobre. Nos dá outras perspectivas sobre nosso trabalho e agora, mesmo com o nervosismo que dá, não quero mais perder nenhum congresso”.
Outra participante do evento, foi a recém-mestra pelo programa Letícia Santinon, que apresentou um pouco de sua pesquisa a respeito da recepção dos filmes de Sarah Maldoror no Brasil. Letícia comenta que o evento foi “uma experiência enriquecedora, especialmente pelas interações com os demais participantes da mesa, especialistas dedicados aos estudos dos cinemas africanos e latinos. Tais encontros são fundamentais para estabelecer novas conexões, amizades e parcerias, expandindo nossa visão sobre as nuances, semelhanças e particularidades dos cinemas do sul global. Já estou ansiosa aguardando a próxima edição em João Pessoa.”
Enquanto isso, Francisco Alves, pós-doutorando do programa, também comentou que pode apresentar um pouco dos desdobramentos sobre a pesquisa que vem desenvolvendo no contexto do programa a respeito dos documentários brasileiros sobre futebol. Participar do Cocaal foi uma experiência incrível. O Colóquio foi muito bem organizado, acolhedor e atencioso. Adorei falar sobre a minha pesquisa de pós-doutorado, que é supervisionada pelo professor Jorge Cardoso Filho. Além de apresentar um trabalho sobre as relações entre território e pertencimento em documentários brasileiros sobre futebol, que submeti com a professora Angelita Bogado, pude reencontrar amigos e amigas e conhecer muita gente bacana.
A participação do programa no evento foi deveras significativa, o que pode ser atestado não apenas pela presença expressiva dos membros mas também pelos relatos dos congressistas, a respeito de suas experiências. Esse destaque no evento atesta o interesse do programa na estudos dos diversos formatos artísticos e audiovisuais. Agradecemos imensamente aqueles que participaram do evento, e que venham as próximas edições do COCAAL.