XV Historicidades

Semana de conhecimento: UFRB sedia a XV Edição do Historicidades dos Processos Comunicacionais

Adailane Souza, Engledy Oliveira, Felipe Coutinho, Fellipe Moreira e Paulo Henrique de Castro | Mestrandos do PPGCOM

A XV edição do "Historicidades dos Processos Comunicacionais – Encontro de Grupos de Pesquisa" encerrou-se no dia 18 de maio, no campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, marcando mais um capítulo de sucesso em sua trajetória.

Durante uma semana, estudantes, professores, pesquisadores e entusiastas reuniram-se para explorar temas como historicidades, espaço e memória, afro diáspora, jornalismo e territorialidades. O evento foi um sucesso, destacando-se pela diversidade de temas abordados e pela qualidade dos debates promovidos ao longo de sua programação.

Débora Melo, pesquisadora do programa de pós-graduação da UFRB, participou do evento como ouvinte e destacou a importância de encontros como esse para a produção de pesquisa. "Para mim, é muito importante, pois é uma oportunidade de encontrar pesquisas em comunicação que abordam questões além das que já estudamos", afirmou.

A Profª. Drª. Daniela Matos, uma das coordenadoras do evento, complementou a ideia e ressaltou a importância de sediar o "Historicidades" na UFRB. “É um evento importante. Essa rede existe desde 2015 e atualmente conta com 20 grupos de pesquisa de diversas universidades do país. Promover esse evento em nosso centro é muito importante para o PPGCOM, pois eles vão passar a conhecer a universidade, o CAHL e o mestrado em comunicação”, concluiu.

Além disso, a Profª. Drª. Itania Gomes também ressaltou a importância do evento. Segundo ela, os debates nos fazem refletir sobre como a comunicação pode questionar e influenciar nossas relações com a história. "Nosso objetivo é transformar a noção tradicional de história, explorando como a comunicação pode promover mudanças e novas formas de pensar, especialmente em um contexto tão relevante como o de uma cidade com um passado heroico como é o caso de Cachoeira", completou.

Com debates importantes e uma atmosfera colaborativa, o "Historicidades" deixou sua marca como um espaço de aprendizado e construção de redes. O encerramento do evento representa não apenas o fim de uma semana produtiva, mas também o início de novas reflexões e colaborações que continuarão a impulsionar o campo da pesquisa.

Clique na imagem para conferir as fotos do evento!

PPGCOM24 MAI post 03 10