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Defesa de Mestrado | 20JUN

CONSUMO, DEMOCRATIZAÇÃO E MODA PLUS SIZE: A INFLUÊNCIA DA PLATAFORMA SHEIN NA INCLUSÃO DO CORPO GORDO NA MODA

RAISSA LORENA DINIZ DE SÁ

20JUN - 14h | Google Meet

Nas sociedades contemporâneas, atravessadas pela construção de uma nova lógica cultural trazida pelo capitalismo avançado, refletir em torno do corpo e a sua relação com o consumo de moda, tendo em vista o destaque dado a imagem, e aos padrões estéticos em uma sociedade altamente tecnológica, adquire ainda mais valor quando se é observado a crescente pressão estética pelo padrão de corpo ideal. O presente trabalho fez uso inicialmente da pesquisa bibliográfica para a construção da fundamentação teórica do trabalho. Para demonstrar a relação entre corpo, consumo e democratização da moda por parte da plataforma de e-commerce Shein, foi escolhido como corpus de investigação as produções do canal do Youtube e do perfil no Instagram de duas influencers, Ju Romano e Thamiriz Garcia, onde foi realizado um estudo de caso utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (2002), e o conceito científico de cibercultura, por se tratar de uma pesquisa que faz uso da internet como campo da pesquisa. As postagens selecionadas nas publicações feitas pelas influenciadoras digitais foram publicadas no período de 2020 e 2023, o que remetem ao início da pandemia do Covid-19 e ao ano seguinte, pós-pandemia. Para a construção da pesquisa serão utilizados os postulados teóricos desenvolvidos por Gilles Lipovetsky, Georg Simmel, Stuart Hall, Pierre Bourdieu, Umberto Eco e Renata Pitombo Cidreira.

Banca examinadora
Profª. Drª. Renata Pitombo Cidreira | presidente - UFRB
Profª. Drª. Jussara Peixoto Maia | PPGCOM- UFRB
Profª. Drª. Gina Rocha Reis Vieira | UFBA

PPGCOM24 JUN post 01

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