Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Vice coordenador do PPGCOM entre 2017-2019, Sérgio Mattos, ganha cadeira na Academia Baiana de Educação

Por Fellipe Moreira (Mestrando do PPGCOM)

O professor Doutor Sérgio Mattos ocupará a cadeira número 22 da Academia Baiana de Educação (ABE) em ato solene de posse que vai ocorrer no dia 30 de outubro, às 15h, na Sala de Reuniões da Academia, no prédio da Fundação João Fernandes da Cunha, no Campo Grande, em Salvador. Ele será recepcionado pelo acadêmico Benemérito José Nilton Carvalho Pereira.

 

 

A ABE tem o objetivo de elaborar soluções educacionais através de tecnologias da informação e comunicação para disseminar o conhecimento de práticas voltadas à educação no estado. 

“Integrar uma Academia de Educação para quem passou a vida inteira trabalhando na área, como professor e gestor  educacional, antes de qualquer coisa, é uma honra e o reconhecimento ao trabalho desempenhado ao longo de quase 50 anos. Na verdade, este reconhecimento é um prêmio!”, destacou Sérgio.

Ele é escritor, compositor, poeta, jornalista e professor. É Doutor em Comunicação pela Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos (1982) e mestre em Comunicação pela mesma instituição. Além de graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No PPGCOM da UFRB, Sérgio atuou como vice-coordenador, ao lado da titular, professora doutora Renata Pitombo, entre 2017 e 2019. Também orientou dissertações entre elas, a mais recente de Leandro Queiroz Santos Neves, intitulada de “Democraciência: democratização do conhecimento científico no Projeto Tamar”. Já na graduação, Sérgio foi professor do curso de Comunicação Social - Jornalismo entre 2008 e 2023. Ministrou disciplinas como Jornalismo Impresso, Assessoria de Comunicação, Oficina de textos, entre outras. Também foi responsável por criar o componente curricular “Laboratório de Edição Jornalística”. 

Este prestígio é mais um dos muitos que ele teve em sua carreira. Sérgio Mattos já integra outras Academias de Letras, a exemplo da ALAS – Academia de Letras e Artes do Salvador e ALAFS – Academia de Letras e Artes de Feira de Santana.

Foi homenageado com o título de cidadão em nove cidades baianas, entre elas, Cachoeira, muito em função do trabalho jornalístico em defesa de causas municipalistas que desenvolveu, principalmente no Jornal A Tarde - além da própria nomeação de cidadão baiano pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. 

"Posso garantir que antes de todo esse prestígio, homenagens e outros prêmios, teve muito trabalho. Tudo é fruto de empenho direto pela educação, na divulgação e na defesa dos interesses da Bahia e do Brasil", pontua. 

 

Foto: Acervo Pessoal / Reprodução Facebook: Sérgio Mattos

 

A Academia possui 42 anos de atuação na Bahia. Ao todo, são 40 cadeiras. Anteriormente, a número 22 era ocupada pela saudosa Zilma Gomes Parente de Barros, que tinha como patrono Henriqueta Martins Catarino. 

“Os 40 integrantes da ABE sempre estiveram ligados, direta e indiretamente, ao setor educacional.  Além de desenvolverem um trabalho de consultoria educacional, continuam atuando na área, influenciando positivamente nas decisões que são tomadas pelos gestores públicos - Prefeituras municipais, Governo do Estado, Universidades e Faculdades públicas e privadas. Acredito na importância da Academia e nos seus propósitos de contribuir para elevar o nível educacional. Espero continuar meu trabalho de educador, ajudando nos projetos já implantados e outros a serem desenvolvidos”, finalizou Sérgio.

Para outras informações sobre a vida e carreira dele, acesse: https://www.sergiomattos.com.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página