Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Defesa de Mestrado | 18NOV

A utilização da imagem do estudante na construção da publicidade escolar no instagram: uma análise da escola Maple Bear em Feira de Santana

Catharina Figueiredo da Silva Arouca

18NOV - 14h | Pavilhão Dois de Julho, Sala 07. São Félix

Esta dissertação objetiva discutir como as imagens dos estudantes são utilizadas na construção da publicidade realizada no Instagram da Escola Maple Bear, situada na cidade de Feira de Santana, ao longo do ano de 2022. As peças adotam um padrão visual estudantil para representar a marca da escola, em que há a dominância de alunos brancos, suprimindo, deste modo, a diversidade cultural presente na territorialidade baiana. Busca-se refletir sobre as intencionalidades operadas pela instituição, relacionadas às escolhas e omissões de certos perfis visuais que resultam na representação de um aluno ideal.

A pesquisa está amparada em duas grandes estratégias metodológicas: a delimitação do campo de investigação e a definição das categorias de análise. Inicialmente, houve a captação e apreensão das peças publicitárias, posteriormente, mediante a observação dos anúncios, foram delimitadas categorias que indicam a presença de duas formas compositivas dominantes: a presença dos rostos e a alusão à iconografia do anjo. Para fazer essa discussão, parte-se dos princípios da mediação tecnológica, posicionando o Instagram como um ambiente comunicacional da publicidade escolar com base na teoria de Marshall McLuhan (1969) sobre o agenciamento dos meios; e da mediação cultural, discutindo a uniformização dos rostos segundo determinados códigos culturais.

A fim de desenvolver a compreensão acerca da escolha dos estudantes e das intencionalidades que orientaram as representações da marca, utiliza-se como referencial teórico Stuart Hall e suas reflexões acerca do sistema de representação, o que nos leva à compreensão da presença dos mecanismos de exclusão – discutidos por Foucault – que reforçam estereótipos raciais daquilo que se pensa enquanto “estudante ideal”. Percebe-se, portanto, que os alunos não apenas têm um padrão racial, mas remetem à iconografia cristã do anjo, relacionada a um ideal físico e comportamental. O trabalho resulta, portanto, em uma compreensão mais ampla acerca do padrão de alunado exposto pela instituição, problematizando os sentidos dessa escolha e suas consequências..

Banca examinadora
Profª Drª Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa | Presidente - PPGCOM/UFRB
Profª Drª Daniela Abreu Matos | PPGCOM/UFRB
Profª Drª Maria da Conceição Costa Golobovante | PUCSP

PPGCOM24 NOV post 02

registrado em:
Fim do conteúdo da página