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Defesa de Mestrado | 17DEZ

O Golpe Parlamentar de 2016 sob a ótica do cinema documentário com mulheres

Letícia Ribeiro

17DEZ - 14h | google meet

Para ter acesso o link da sala, por favor entrar em contato com a discente ou com a orientadora.

A dissertação parte do contexto do golpe parlamentar de 2016 com a deposição de Dilma Rousseff, analisando como o processo de afastamento da primeira mulher presidenta do Brasil esteve imerso em um ambiente político machista e misógino, com a mídia desempenhando papel crucial na construção de uma imagem negativa e deslegitimadora da figura de Dilma. A pesquisa se apoia nas teorias feministas do cinema, como as de Laura Mulvey, Teresa de Lauretis e bell hooks, para investigar como cineastas mulheres usaram dispositivos documentais  para desestabilizar as representações misóginas do discurso hegemônico, colaborando para a reescritura da história. Pretende, assim, refletir sobre o golpe parlamentar sofrido pela primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, em 2016, a partir da investigação dos dispositivos e estratégias cinematográficas empregadas pelas mulheres-cineastas no cinema brasileiro, tomando por base os documentários que  se dedicaram, em abordagens diversas, a narrar o processo de impeachment. São eles: Alvorada (2021) de Anna Muylaert e Lô Politi, Democracia em Vertigem (2019) de Petra Costa, e O Processo (2018) de Maria Augusta Ramos. A proposta é analisar comparativamente os três filmes, apontando os gestos cinematográficos, traçando os distanciamentos e aproximações entre as cineastas. Assim, partindo da ideia de um cinema com mulheres (Maia, 2005), e da noção de  partilha do sensível (Rancière, 2009), investiga-se como cada filme inventa sua própria política, reconfigurando a cena da política brasileira na feitura de suas obras.

Banca examinadora
Profª. Drª.  Amaranta Cesar | presidente - UFRB
Profª. Drª.  Ludmila Carvalho | PPGCOM - UFRB
Profª. Drª.  Ana Rosa Marques Araújo Teixeira | UFRB

PPGCOM24 DEZ post 02

 

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