Egressos
O PPG Educampo acompanha periodicamente o movimento de seus egressos, bem como as implicações da formação recebida no programa em suas trajetórias profissionais e em seus espaços de atuação profissional.
Em 2015 este acompanhamento deu-se através de mensagens trocadas pela Coordenação diretamente com os egressos via e-mail, facebook ou ligação telefônica, ou em conversas com seus orientadores. Analisou-se ainda a situação de discentes egressos através de consulta aos seus currículos na Plataforma Lattes.
A reunião com os egressos do curso, atividade incluída na programação do II Seminário Internacional de Educação do Campo – II SIEC / III Seminário Estadual de Educação do Campo/ I Encontro do PROCAMPO Nordeste, realizado pelo programa na cidade de Feira de Santana entre 2 e 5 de setembro de 2015, através de uma com o CETENS/UFRB, o Mestrado em Educação da UEFS e o IFBaiano, constituiu-se em espaço privilegiado de avaliação da experiência vivenciada pela primeira turma do PPG Educampo, com a apresentação de sugestões para o funcionamento do curso.
Posteriormente, em março de 2016, a presença física de seis egressos da primeira turma durante o II Seminário de Avaliação Interna do Programa contribuiu para aprofundar a avaliação do curso e estabelecer uma produtivo debate com as turmas 2 (que estava concluindo o curso), 3 e 4 (que estava ingressando no curso). No segundo semestre de 2016, a ocasião da presença de egressos da primeira turma no CFP, em pequenos grupos ou individualmente, para receber seus diplomas, revelou-se oportuna para a realização de conversas diversas. Destes diálogos, surgiu a proposta da elaboração de um projeto de pesquisa para avaliar mais sistematicamente a experiência vivenciada pelos alunos no Programa, bem como acompanhar os caminhos seguidos pelos egressos do curso. Este projeto, já em sua fase inicial, articula-se a um macro projeto de pesquisa que pretende estudar as trajetórias dos estudantes da Educação do Campo do CFP/UFRB (incluída a graduação e a pós-graduação lato sensu). Tem como objetivo investigar o percurso estudantil dos mestrandos(as) em Educação do Campo do CFP/UFRB, bem como seu ingresso no curso, as estratégias de permanência na Pós-Graduação, a formação adquirida no programa, a construção do Trabalho de Conclusão Final de Curso (TCFC), e as implicações do curso em suas trajetórias pessoais e em seus contextos de atuação sócio-política e profissional. Para tanto, serão utilizados como instrumentos de pesquisa a aplicação de questionário via a ferramenta Google Docs e a realização de entrevista narrativas.
O acompanhamento dos egressos tem possibilitado ao programa constatar que a qualificação oferecida pelo curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo tem possibilitado aos mesmos aperfeiçoar as práticas docentes nas instituições em que atuam, levando-os, inclusive a alçar cargos de direção. Egressos dos programas tem ascendido à condição de Pró-reitora univeristária, Secretários Municipais de Educação, Dirigentes Sociais e Sindicais, efetivado-se como professores da Educação Básica e Superior, etc. Há casos de alunos egressos prosseguindo sua carreira acadêmica, em curso de doutorado.
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