Processo seletivo
O ingresso como Aluno Regular do Curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo se dá através de processo seletivo, realizado anualmente, geralmente a partir do mês de outubro, com entrada no mês de março do ano subsequente. Além disso, o aluno pode participar, semestralmente, dos processos seletivos simplificados para Aluno Especial.
Aluno Regular
É o candidato aprovado em uma seleção mais rigorosa (com 4 etapas) que, após aprovado, ingressa como aluno permanente do programa. Assim, tem um prazo de 24 meses para concluir o curso, quando recebe o diploma de Mestre em Educação do Campo, se aprovado. A cada semestre o Aluno Regular faz as matrículas nos componentes e atividades curriculares que julgar pertinente ao seu tema de estudo, após discussão com seu orientador. Caso não seja aprovado e não cumpra os requisitos no prazo estabelecido, o aluno perde o direito à matrícula e é desligado do programa. A seleção para Aluno Regular ocorre uma vez por ano, geralmente entre outubro e dezembro. Atualmente, são oferecidas 20 vagas, divididas nas 2 linhas de pesquisa existentes no programa. A seleção é feita por linha e um dos critérios de avaliação é a adesão da trajetória do candidato e de seu Plano de Trabalho à temática da Linha. As etapas desta seleção consistem em: Prova Escrita (Etapa 1), Análise de Plano de Trabalho (Etapa 2), Entrevista (Etapa 3) e Análise de Currículo (Etapa 4). No processo de seleção para Aluno Regular, o Mestrado Profissional em Educação do Campo prioriza Planos de Trabalho que utilizem a Pesquisa Aplicada e se proponham a resolver e solucionar problemas reais do campo de atuação do profissional-aluno.
Aluno Especial.
É o aluno aprovado em uma seleção simplificada (apenas 1 etapa), realizada a cada semestre, que dá direito ao candidato que ainda não é Aluno Regular do curso a se matricular em até 2 componentes curriculares do curso por semestre, não podendo o candidato aprovado ultrapassar o limite de 4 componentes nesta condição. As vagas para alunos especiais podem ser oferecidas apenas para alguns componentes curriculares, a depender da disponibilidade do professor que o ministra. Assim, as seleções são feitas a cada semestre e variam de semestre a semestre e de componente a componente. A abertura destes editais tem por objetivo: divulgar o programa; possibilitar que possíveis interessados em ingressar como Aluno Regular se aproxime das discussões do programa, compreendendo a sua estrutura, linhas de pesquisa, projetos em desenvolvimento, corpo docente, temas de interesse e bibliografia utilizada. Assim, capacita o candidato para uma futura seleção para Aluno Regular. O vínculo do Aluno Especial com o programa é provisório e tem duração de apenas um semestre, podendo ser renovado nos semestres posteriores, desde que o candidato seja aprovado em nova seleção (observando-se o limite de 4 componentes, conforme já informado).
Redes Sociais