Caminhar, ver, ouvir, cheirar, falar, afagar. Aqui os trabalhos movimentam-se entre as paisagens, as sonoridades, as imagens que nos remetem à ancestralidade, à cultura popular, às identidades que resistem.
Título: Travessia (2022)
Sinopse: Travessia (2022) Paraná, Bahia e Minas Gerais se encontram na cidade de São Félix em busca de um sonho em comum, porém enfrentando desafios individuais. Breno, Bruno e Maria Clara compartilham seus medos, sonhos e sentimentos de suas travessias neste documentário.
Proposta de:Breno Castro
Vínculo Institucional: Estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB no campus do CAHL
Título: Rastro D’Água (2023)
Sinopse: Rastro D’Água (2023) Nas águas do Rio Paraguaçu, três instrutores de canoagem dedicam a vida na formação de crianças e adolescentes contempladas pelo projeto Sol Nascente da Associação Sanfelixta de Canoagem. Leo, Dino e Alex compartilham suas histórias e aprendizados neste documentário.
Proposta de:Breno Castro e Taísa Patrício
Vínculo Institucional: Breno Castro e Taísa Patrício
Título: Reza do olubajé de Ọbalúwáiyé
Sinopse: Obra Visual onde mostra a tradução da reza de Obalúwáyé para o OLUBAJÉ. Da série Aduras dos orixás.
Proposta de: Gleidson Salete dos santos Filho
Vínculo Institucional: Estudante da Licenciatura interdisciplinar em Artes - Cecult/UFRB
Título: Na fé dos ancestrais, bença mainha!
Sinopse: Duas colagens artísticas que celebram as culturas afro-brasileira e indígena. Ele sugere uma exploração das raízes culturais profundas e antigas desses povos no contexto brasileiro, transmitindo a ideia de continuidade histórica e conexão com as tradições ancestrais. Esse título também captura a Resistência e a herança rica dessas comunidades, convidando o espectador a embarcar em uma jornada de descoberta e apreciação das culturas afro e indígena no Brasil.
Proposta de: Jamile Santana Fernandes
Vínculo Institucional: Cursando Licenciatura em História na UFRB
Título: Pronto pra Briga
Sinopse: PRONTO PRA BRIGA, obra em formato digital representada pela imagem de um garoto, busca simbolizar um ideal de coragem, força e fé, além de retratar uma simbologia cultural e religiosa.
Proposta de: Alison de Souza Santos
Vínculo Institucional: Graduando em Artes Visuais pela UFRB
Título: Documentário Vozes da Barra do Parateca
Sinopse: O documentário Vozes da Barra do Parateca narra os processos cotidianos de Luta, Resistência e organização dos povos Quilombola no Oeste da Bahia na Comunidade Barra do Parateca município de Carinhanha.
Proposta de: Adelvan Conceição da Assunção
Vínculo Institucional: Cursando Licenciatura em Educação do Campo UFRB
Título: TERRAS DA LIBERTAÇÃO
Sinopse: TERRAS DA LIBERTAÇÃO vem de um termo que une todas as cidades participantes da guerra pela Independência, desde Pirajá no alto do cabrito à guerra de Cachoeira. Cidades essas que tiveram suma importância para se concretizar a expulsão dos portugueses do Brasil. De fato, nascer na terra onde houve uma luta pela Independência inspira uma nacionalidade soberana do que é ser Brasileiro de fato! E o desfile é apenas uma demonstração do que realmente são feitas nossas figuras de independência. O desfile traz consigo marcas de quem somos, em um grande evento; onde as crianças representam nossos caboclos, os jovens nossos guerreiros. Os adultos, com suas ancestralidades, mostram que resistência é um ato de INDEPENDÊNCIA.
Proposta de: Gleidson Salete dos santos Filho
Vínculo Institucional: Estudante da Licenciatura interdisciplinar em Artes - Cecult/UFRB
Título: Da Redução ao Molde
Sinopse: O vídeo mostra como nós (guarani) tivemos de nos adaptar, desde as Reduções Jesuítas até os moldes impostos pela hipócrita sociedade capitalista.
Proposta de: Gilce Sampaio
Vínculo Institucional: Discente da UFRB - Mestranda em Arqueologia e Patrimônio Cultural.
Título: Corp’ Subjetividades
Sinopse: O teaser “Corp’ Subjetividades” é de um documentário autobiográfico em construção, que dialoga com a resiliência e a arte como cura e transformação social de mulheres negras, mães e periféricas da região metropolitana de Salvador e do recôncavo. Um produto que representa, além de tudo, um legado ancestral relacionado à criação dessa obra.
Proposta de: Laísa Gomes Santos
Vínculo Institucional: Discente do Bicult/UFRB
Título: Uma garota no universo
Sinopse: “Uma garota no universo” (Óleo sobre tela, 2021) traz a representação de uma mulher negra, livre no seu imaginário e também no espaço, em cima da lua; e traz consigo borboletas no sentido de transformação, renovação e beleza - de uma mulher negra grávida e em órbita no seu imaginário surrealista, com ela no centro do universo em transformação.
Proposta de: Taiane Santos Neves Sena
Vínculo Institucional: Estudante de graduação da UFRB no curso de Serviço Social
Título: Mãos que falam, Mãos que se entrelaçam
Sinopse: “Mãos que falam, Mãos que se entrelaçam” Fotografia realizada na cidade de Saubara -BA, onde o objetivo do trabalho foi buscar as mulheres negras que realizam produções artesanais, como as marisqueiras, as rendeiras e as mulheres artesãs da palha. O foco das fotografias deste álbum foi apresentar um ângulo que demonstra a delicadeza artística e, ao mesmo tempo, rudimentar da produção da renda de Bilro, que é uma manufatura de origem Europeia trazida para o Brasil no período colonial, obrigando as mulheres escravizadas a aprender tais atividades. Já o traçado da palha e a pesca artesanal são técnicas antigas. A pesca artesanal foi implementada em nossa cultura através dos povos indígenas; e que até hoje tem uma enorme importância para a economia da região.
Proposta de: Edson Conceição Silva
Vínculo Institucional: Técnico administrativo da UFRB
Título: Ladeira das Mulheres
Sinopse: Ladeira das Mulheres é um projeto em desenvolvimento que está sendo realizado, desde maio de 2022, pelo Grupo de Estudos e Práticas em Documentário, vinculado ao curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na Ladeira do Milagre de Santa Bárbara, em São Félix. Nesse mesmo local, a partir de novembro de 2021, o grupo desenvolveu o Mídia Milagre, projeto cujo objetivo foi criar redes sociais e um documentário para pesquisar, registrar e narrar a história, o cotidiano e a memória dos moradores desse lugar que traz um forte vínculo com a ancestralidade afro-brasileira e importantes espaços culturais e religiosos.
Proposta de: Fábio Augusto Machado Dutra
Vínculo Institucional: Egresso Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB
Realização:
Pró-Reitoria de Extensão
Coordenação de Cultura e Universidade
Núcleo de Cultura e Territórios
Coordenação:
Giovana Carmo Temple
Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
Comissão Curatorial:
Cláudio Manoel Duarte
Danilo Scaldaferri
Kleber Amâncio
Layno Pedra
Lia Lordelo
Priscila Miraz
Rodrigo Heringer
Rubens da Cunha