Aqui os trabalhos orbitam no trânsito entre linguagens e saberes, na busca do dissenso sobre as categorias e na experimentação como forma.
Título: A onda, a correnteza, o céu, o divino.
Sinopse: Um traçar entre o sagrado da natureza e do ser. Buscando representar a natureza, e em especial o elemento água e toda a presença do mar e seu movimento, trata-se de um paisagem que se forma através de palavras, buscadas na letra da canção "Lágrimas no mar" de Arnaldo Antunes. No entanto, a obra vai além do que é dito na música, uma vez que, como foco, procura conectar os elementos da letra aos elementos sensíveis e sagrados espiritualmente à vida. A água é o elemento que cura, que protege, que purifica e renova. Da natureza o afeto e a relação sagrada, do amor, a terra, que é nossa mãe.
Proposta de: Isabelly Brito Coqueiro Silva
Vínculo Institucional: Discente do curso de graduação bacharelado em artes visuais.
Título: Pavio
Sinopse: A série fotográfica intitulada "Pavio" foi realizada em 2023 e captura, em poucos segundos, a chama consumindo o algodão. Remete à efemeridade das memórias capturadas nos pequenos piscares de olhos que damos todos os dias, capturando de formas diversas o mundo que nos atravessa, assim como o fogo consome cada pedaço, em cada foto, de maneira diferente. "Pavio" acende e apaga na rapidez de um clique, mas permanece registrada no que nos é possível apreender, tela e coração.
Proposta de: Malú Santana Campos
Vínculo Institucional: Discente da UFRB
Título: Joga Pedra na Geni
Sinopse: Joga Pedra na Geni é uma marca de estampas idealizada pela ilustradora Manuelle Cardozo. A artista acredita que estampas têm papel fundamental na forma de expressar e transformar o mundo. Suas ilustrações englobam diversas temáticas, tais como músicas, séries, filmes, memes, dentre outras.
Proposta de: Manuelle Carvalho Cardozo
Vínculo Institucional: Servidora da UFRB
Título: FIOZINHO - ateliê de MACRAMÊ
Sinopse: Desde criança que experimento o ambiente da arte do crochê, do bordado, costura e também da tecelagem com as mãos. Toda essa vivência que nasceu com minha avó materna despertou meu interesse e minha procura por aprender a arte da tecelagem com as mãos ou macramê, que consiste numa técnica totalmente manual de elaboração de peças a partir de nós dados em cordões. Depois da fase de criança minha vida tomou outros rumos um tanto distantes daquela arte que aprendi quando criança, entretanto como forma de me reconectar, inventei um caminho para chegar lá: uma espécie de fio invisível criado a partir de ações e elementos que pudessem remeter às melhores histórias e eternizar as melhores lembranças. Foi assim que nasceu a ideia FIOZINHO: um lugar/ateliê onde é permitido criar, reinventar e transmitir afeto através dos nós feitos com minhas mãos. O nicho que escolhi para expressar minha criatividade foi o da decoração com macramê.
Proposta de: Juliana Rocha Sampaio
Vínculo Institucional: Servidora da UFRB
Realização:
Pró-Reitoria de Extensão
Coordenação de Cultura e Universidade
Núcleo de Cultura e Territórios
Coordenação:
Giovana Carmo Temple
Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
Comissão Curatorial:
Cláudio Manoel Duarte
Danilo Scaldaferri
Kleber Amâncio
Layno Pedra
Lia Lordelo
Priscila Miraz
Rodrigo Heringer
Rubens da Cunha