Programa Jovens Profissionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento - até 01 de março de 2011
O Programa Jovens Profissionais (YPP) é um ponto de partida para carreiras no Banco Interamericano de Desenvolvimento. O programa é destinado a Jovens Profissionais excepcionalmente qualificados e motivados.
O BID procura candidatos com experiência em áreas que apoiem nossas prioridades institucionais: políticas sociais para equidade e produtividade, infraestrutura e instituições para o crescimento, competitividade e bem-estar social, integração internacional competitiva regional e global, segurança alimentar, meio ambiente, mudança climática e energias renováveis.
O BID tem o compromisso de promover a diversidade e vê a maior representação de grupos diversos no Banco, incluindo afro-descendentes e indígenas, como parte integrante de suas atividades com governos e a sociedade civil. Portanto, afro-descendentes e indígenas são incentivados a se candidatar usando o processo de candidatura de Diversidade para Jovens Profissionais (DYP).
Os participantes selecionados para o Programa recebem um contrato de 24 meses com o Banco e são tratados como funcionários plenos que, a qualquer momento, podem ser convidados a ocupar um cargo permanente. Jovens Profissionais também podem ser designados para uma Representação nos países como parte do Programa.O BID procura candidatos com experiência em áreas que apoiem nossas prioridades institucionais: políticas sociais para equidade e produtividade, infraestrutura e instituições para o crescimento, competitividade e bem-estar social, integração internacional competitiva regional e global, segurança alimentar, meio ambiente, mudança climática e energias renováveis.
O BID tem o compromisso de promover a diversidade e vê a maior representação de grupos diversos no Banco, incluindo afro-descendentes e indígenas, como parte integrante de suas atividades com governos e a sociedade civil. Portanto, afro-descendentes e indígenas são incentivados a se candidatar usando o processo de candidatura de Diversidade para Jovens Profissionais (DYP).
O Banco paga os custos de transporte para os candidatos finalistas que precisarem viajar de fora da área metropolitana de Washington, DC para entrevistas e para o emprego.
O Banco solicitará um visto G IV do Consulado dos Estados Unidos no país de origem para candidatos que não sejam cidadãos americanos ou não tenham residência permanente nos Estados Unidos e forem selecionados para participar do programa. Indivíduos com vistos J-1 ou H-1 deverão obter autorização dos responsáveis.
Posições rotativas
Os 24 meses do YPP constituem-se de 2 rodízios departamentais, a menos que o jovem profissional seja convidado a preencher uma posição em tempo integral durante o primeiro ano. O primeiro rodízio é decidido pelo Banco e baseado nas necessidades departamentais e na capacitação do candidato. O segundo rodízio, no segundo ano, resulta de um acordo mútuo entre a preferência do jovem profissional e as necessidades do departamento que o receberá.
Capacitação e mentores
Jovens Profissionais são qualificáveis para atividades de capacitação no Banco, incluindo sessões de orientação e capacitação técnica e em idiomas. Além disso, a fim de facilitar sua transição para o BID, cada Jovem Profissional é auxiliado por um mentor (um funcionário mais experiente do Banco) que ajuda a maximizar sua experiência e contribuição para o BID.
Todos os candidatos devem preencher os seguintes requisitos:
* Ser cidadão de um dos países membros do Banco;
* Ter 32 anos de idade ou menos em 1º de janeiro do ano da candidatura;
* Ser fluente em inglês e espanhol, com conhecimento de trabalho de uma terceira língua oficial do Banco (francês ou português);
* Ter mestrado, licenciatura ou equivalente em uma universidade reconhecida no momento de apresentar a candidatura (o título já deve ter sido obtido);
* Ter dois anos de experiência profissional em negócios relacionados ao Banco; e
* Estar dispensado de obrigações militares por toda a duração do programa.
O Banco quer liderar a inclusão de segmentos da população que têm sido historicamente sub-representados. Assim, candidatos que queiram declarar-se afro-descendentes ou indígenas precisam atender a todos os critérios acima e podem beneficiar-se das seguintes exceções:
* Ter 35 anos de idade ou menos em 1º de janeiro do ano da candidatura;
* Ser fluente em uma das línguas de trabalho do Banco (inglês, espanhol, francês ou português), com conhecimento de trabalho desejável de uma segunda língua oficial do Banco;
Para assegurar a qualidade e a lisura, todos os candidatos serão avaliados seguindo exatamente o mesmo processo de seleção e serão parte do mesmo grupo depois da seleção.
Para participar do programa YPP, os candidatos interessados devem completar inteiramente o processo de candidatura e entregá-lo (geralmente entre novembro e fevereiro).
Depois de eu ter me candidatado, o que acontece?
O Departamento de Recursos Humanos (HRD) examina as candidaturas e verifica se todos os requisitos são atendidos. Os candidatos mais fortes com experiência nas áreas/setores de prioridade do Banco são contatados para entrevistas pessoais em Washington DC. O objetivo da entrevista é identificar as seguintes características:
* Flexibilidade e capacidade de trabalhar em diferentes áreas da organização;
* Fortes habilidades analíticas conforme evidenciadas pelo sucesso acadêmico e outras realizações pessoais;
* Habilidades de comunicação, interpessoais e de trabalho em equipe, que são indispensáveis para trabalhar em um ambiente multicultural; e,
* Desejo e disposição de servir em funções de campo (em Representações do BID nos países da América Latina e Caribe)
A seleção final de candidatos é feita por um comitê de seleção de nível sênior, geralmente por volta de junho ou julho. Em geral, de dez a catorze Jovens Profissionais entram para o Banco e iniciam sua primeira atribuição em outubro.
Site: http://www.iadb.org/pt/carreiras/programa-jovens-profissionais,1358.html
registrado em:
Notícias
Redes Sociais