Freire e Piaget: da Epistemologia Genética à Educação Libertadoraㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Jean Piaget, é um autor suíço, consagrado mundialmente no campo da Psicologia e Epistemologia Genética, e, Paulo Freire, autor brasileiro, consagrado mundialmente no campo da educação popular, democrática e emancipadora.
Neste curso, mostraremos os pontos de encontro das suas concepções teóricas e epistemológicas; as similitudes profundas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do conhecimento e da moral e, as suas propostas pedagógicas e educacionais. Mostraremos também que, além das aproximações epistemologias entre ambos autores, existe similitudes na abordagem dialética sobre a relação individuo e sociedade.
Defenderemos a tese de que para ambos autores a educação tradicional, sendo parte de um sistema domesticador (educação bancaria), anula o sujeito do conhecimento, impede a aprendizagem inteligente e o desenvolvimento das personalidades autônomas; contrariamente a isso, a educação ativa e problematizadora de ambos os autores possibilita a formação de sujeitos libres e autônomos. Discutiremos os conceitos de tomada de consciência, práxis e conscientização.
Programação:
1) Introdução ao curso: problemática da relação entre a teoria e prática na obra de Paulo Freire e Jean Piaget. Justificativa dos temas a serem abordados no curso;
2) A crítica de Freire e Piaget às concepções epistemológicas que sustentam a “educação bancaria” e a formulação de uma epistemologia e psicologia do sujeito do conhecimento que possibilita novas práticas pedagógicas comprometidas com a liberdade e autonomia;
3) As investigações de ambos autores sobre a aprendizagem e desenvolvimento do conhecimento. Relação entre prática e teoria, ação e consciência;
4) As investigações de ambos autores sobre a aprendizagem e desenvolvimento da moral do bem o da autonomia;
5) O conceito de práxis, tomada de consciência e conscientização;
6) A educação como prática da liberdade de Paulo Freire e a Pedagogia ativa de Piaget.