Imaginários do HIV/AIDS no Cinema e na Literatura
A palestra terá como finalidade o tema "Imaginários do HIV/AIDS no Cinema e na Literatura" Prof. Dr. Marcus Antônio Assis Lima (UESB) e Prof. Ms. Anderson Cunha de Araújo (UESB) que tratará sobre os imaginários e estereótipos acerca HIV/AIDS no cinema e na literatura.
Para tanto, apresentaremos um mapeamento e resgate de obras cuja temática busca retratar pessoas que vivem com o vírus HIV e como elas são representadas em algumas obras. Em relação ao cinema, resgatamos produções estadunidenses dos anos 1980 e 1990, muitas das quais não foram lançadas no Brasil. No caso da literatura, poucas obras foram produzidas e publicadas, especialmente nos anos 1990; são obras autobiográficas, autoficcionais, ficcionais ou ensaios de autores como Jean-Claude Bernardet, Herbert Viana, Caio Fernando de Abreu entre outros.
De imediato, pode-se perceber uma relevante sequência de mudanças no perfil sociológico dos protagonistas das tramas fílmicas bem como as transformações narrativas acerca das dificuldades de tratamento e da luta dos movimentos sociais organizados LGBTS. Na literatura, as pessoas que vivem com HIV/AIDS são retratadas, prioritariamente, como párias da sociedade, fadados a uma morte civil antes da morte propriamente dita.