Institucional

Conselho Universitário da UFRB aprova título Doutora Honoris Causa à Mãe Nilza d´Oxum 

Homenagem foi proposta pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS)

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou, em sessão extraordinária realizada em julho,  a concessão do título de Doutora Honoris Causa à Yalorixá Mãe Nilza d’Oxum. A honraria foi proposta pela direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado no Campus de Santo Antônio de Jesus.

Nilza Nascimento Ferreira, conhecida como Mãe Nilza d’Oxum, é educadora, ativista da cultura afro-brasileira e empreendedora solidária. Aos 84 anos, possui uma trajetória marcada pela atuação em defesa da igualdade racial e no combate ao racismo, à intolerância e outras formas de discriminação. Sua atuação também se volta à valorização dos saberes e fazeres da população negra e ao incentivo à economia solidária. 

Ao longo dos anos, Mãe Nilza tem contribuído com a formação de estudantes e servidores das universidades públicas localizadas em Santo Antônio de Jesus — UFRB e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) —, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O parecer que fundamentou a decisão do CONSUNI foi elaborado pela professora Dyane Brito, diretora do Centro de Artes, Letras e Humanidade (CAHL) da UFRB, a partir de um dossiê produzido por um grupo de pesquisadores da UFRB, com a colaboração de professores da UNEB, sob a presidência da professora Josineide Vieira, do CCS. O documento redigido por Dyane  reúne aspectos da trajetória de Mãe Nilza e de sua relação com a Universidade. Entre eles, está a atuação do Ilê Axé Yepandá Odé como espaço de formação para profissionais de saúde da UFRB. 

Ao abrir as portas do terreiro para a comunidade acadêmica, Mãe Nilza possibilitou o contato de estudantes e servidores com a história do candomblé, seus saberes e práticas e o uso tradicional de plantas sagradas, bem como com suas relações com a promoção da saúde e do bem-estar das comunidades. Segundo o parecer, sua contribuição também alcança a valorização, no ambiente universitário, dos conhecimentos e práticas de saúde dos povos originários e de matriz africana. 

O documento destaca ainda a participação de Mãe Nilza em diferentes iniciativas da UFRB, como o projeto Encontro de Saberes, no qual participou como Mestra do Saber, e o Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC). Também traz sua contribuição em palestras, bancas de Trabalho de Conclusão de Curso e outras atividades acadêmicas na UFRB, além de sua atuação em iniciativas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa no Recôncavo da Bahia.

No parecer, a professora Dyane sustenta que a concessão do título de Doutora Honoris Causa à Mãe Nilza também representa uma oportunidade de reparação. “Historicamente, as mulheres negras foram a base estrutural que manteve vivas as tradições de matriz africana no Brasil, e Mãe Nilza é prova disso. Conceder-lhes um título honorífico é dar visibilidade e protagonismo a corpos e vozes frequentemente silenciados pelo racismo estrutural e pelo machismo”, diz o documento. 

Sobre o Título

O reconhecimento é conferido a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores efetivos da UFRB, que se tenham distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das Ciências, das Artes, da Filosofia, das Letras, das Culturas, do desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o país ou humanidade. 

Confira a Resolução da Concessão de título Doutor Honoris Causa à Mãe Nilza d´Oxum. 

Na dúvida, fale conosco!