Publicação

Revista Paraguaçu divulga chamada para publicação no Dossiê Libras em Foco

Trabalhos podem ser submetidos até 12 de setembro de 2026

A Revista Paraguaçu: Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está com chamada aberta para submissão de artigos originais que irão compor o Dossiê Libras em Foco. Os trabalhos podem ser enviados até 12 de setembro de 2026, por meio do sistema da revista, disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/revistaparaguacu/about/submissions

A chamada é destinada à comunidade acadêmica surda e a pesquisadores(as) da área de estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serão aceitos manuscritos que, sob diferentes perspectivas teóricas, abordem a análise e a descrição de fenômenos que estruturam a Libras e/ou outras línguas de sinais em seus diversos níveis de análise linguística.

Também poderão ser submetidos trabalhos que, em uma perspectiva educacional aplicada, tratem de temas relacionados à aquisição da Libras ou de outras línguas de sinais por pessoas surdas ou ouvintes, bem como à aquisição da escrita da língua portuguesa por estudantes surdos.

Sobre o Dossiê Libras em Foco

O dossiê tem como objetivo reunir estudos que contribuam para o avanço das pesquisas sobre a Libras e outras línguas de sinais, contemplando temas relacionados à sua estrutura linguística, história, variação, ensino, políticas públicas, aspectos jurídicos e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas para as línguas sinalizadas.

Na dúvida, fale conosco!