Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

  Apresentação

Extensão universitária é a comunicação que se estabelece entre universidade e sociedade visando à produção de conhecimentos e à interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, através de processos ativos de formação.
Ao incorporar a extensão no SIGAA, a UFRB uniformiza os procedimentos de avaliação, registro, execução, conclusão das ações, e torna as etapas mais ágeis e eficientes. Além de facilitar todos os processos, o Sistema contribui para o fortalecimento da extensão universitária, na medida em que facilita as consultas e a extração de dados para avaliação, direcionamento de ações e comunicação à sociedade.
Registro de atividade, inscrições em eventos, download de certificados, envio de relatórios, agora são feitos no SIGAA, sistema já conhecido e utilizado pela comunidade acadêmica da UFRB.
Os fluxos, dentro do módulo de extensão, são baseados nos formulários e procedimentos já conhecidos pela comunidade acadêmica. O registro e a certificação são atribuições da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), mas dependem de ações da Gestão de Extensão dos centros de ensino, das áreas de conhecimento e da coordenadenação das atividades, conforme a Resolução Conac UFRB 57/2022, que prevê a gestão da extensão de forma descentralizada. Um dos avanços alcançados com a adoção do sistema é a uniformização dos procedimentos praticados em todos os setores e campi da Universidade.

 

EXTENSAO SIGAA proext stories5
EXTENSAO SIGAA proext stories6
EXTENSAO SIGAA proext stories7

  Voltar para o topo 

  SIGAA

As universidades públicas brasileiras têm substituído os formulários analógicos por sistemas digitais, que trazem mais transparência e agilidade para a gestão pública. Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o módulo de extensão no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um passo para tornar a gestão mais moderna e eficiente.
A partir de janeiro de 2021, os procedimentos administrativos da extensão, registro de evento e projetos, apresentação de relatórios, inscrições em eventos, certificação das atividades, devem ser realizados por meio do SIGAA.
O SIGAA foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e implantado em mais de 80 instituições de ensino no país. Recebido pela Proexc em dezembro de 2019, o módulo de extensão passou por um processo de customização, realizado pela Coordenação de Tecnologia da Informação (Cotec), a partir de testes realizados pela equipe da Proexc e da colaboração da Gestão de Extensão e do Núcleo Acadêmico dos centros.
PÁGINA PÚBLICA DO SIGAA: sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public
Na página pública, qualquer pessoa, membro da comunidade acadêmica ou não, pode se inscrever em cursos e eventos, fazer download de certificados de atividades e consultar os dados da extensão na UFRB. Para realizar o primeiro acesso, é necessário fazer o cadastro na plataforma GOV.BR e acessar a área de inscrições em cursos e eventos dá página pública do SIGAA..
ÁREA INTERNA DO SIGAA: sistemas.ufrb.edu.br/sigaa
O acesso a parte interna do Sistema é a partir do link: sistemas.ufrb.edu.br/sigaa. No módulo de extensão no SIGAA, é possível registrar atividades de extensão, gerenciar inscrições, encaminhar relatórios, autorizar a emissão de certificados. O acesso é exclusivo para estudantes, técnicos e professores da UFRB.

infografico proext3

  Voltar para o topo 

  Até 2020

No caso das ações de extensão registradas até dezembro de 2020, o envio de relatório final e a solicitação de certificado devem ser feitos através do envio de formulário, por e-mail, para a Gestão de Extensão dos centros de ensino. No caso das ações em que a coordenação esteja vinculada às unidades administrativas da UFRB, a solicitação de certificados e o envio de relatório final devem ser endereçados ao Núcleo de Gestão de Documentação da Proexc.

* Formulário para Solicitação de Certificado - utilizar somente para atividades registradas até dezembro de 2020;

* Modelo para Relatório Final - utilizar somente para atividades registradas até dezembro de 2020.

  Voltar para o topo 

  Tutoriais e guias

O SIGAA foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e implantado em mais de 80 instituições de ensino no país. Recebido pela PROEXC em dezembro de 2019, o módulo de extensão, no SIGAA, passou por um processo de customização, realizado pela Coordenação de Tecnologia da Informação (COTEC), a partir de testes feitos pela equipe da Proexc e da colaboração da Gestão de Extensão e do Núcleo Acadêmico dos centros.
Para orientar a comunidade acadêmica e externa na transição, a PROEXC disponibiliza guias e tutorias. A Gestão de Extensão dos centros também está capacitada para prestar auxílio aos usuários com dúvidas.

GUIAS - MÓDULO DE EXTENSÃO NO SIGAA

TUTORIAIS - MÓDULO DE EXTENSÃO NO SIGAA 

 

Tutorial SIGAA 1 - Submissão de Propostas

Tutorial SIGAA 2  - Inscrição em eventos

Tutorial SIGAA 3  - Gerenciamento de Inscrição

Tutorial SIGAA 4  - Relatório final e parcial

  Voltar para o topo 

  Dúvidas

Qualquer dificuldade operacional no SIGAA deve ser comunicada a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), responsável pela manutenção do Sistema, através da abertura de chamado no helpdesk. Dúvidas na operacionalização do Sistema podem ser esclarecidas pela Gestão de Extensão dos centros de ensino da UFRB.

  Voltar para o topo 

  Gestores de Extensão

A gestão de extensão dos centros de ensino assessora os discentes, docentes e técnicos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia na operacionalização das atividades de extensão. Orienta sobre registro, construção de propostas de atividades de extensão e certificação, em associação com a Proexc, de acordo com as diretrizes dos centros e a política de extensão da Universidade.

 

  Voltar para o topo 

Fim do conteúdo da página