LANÇAMENTO DE EDITAIS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL E DUPLA DIPLOMAÇÃO

Publicado: Segunda, 01 Julho 2019 16:29

A Superintendência de Assuntos Internacionais – SUPAI e a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tornam público o lançamento de editais para a mobilidade acadêmica internacional e para a dupla diplomação da graduação, a saber: Edital 02/2019, para os(as) discentes interessados(as) no Programa de Dupla Diplomação entre o curso de Agronomia do CCAAB e o mestrado em Agroecologia do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, com alojamento e alimentação assegurados pela instituição estrangeira. Edital 03/2019 para realização mobilidade simples no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, em Portugal, sem contrapartida institucional, custeado integralmente pelo(a) discente e o Edital 04/2019, referente à mobilidade internacional na Universidade Autônoma de Chapingo (UACh), no México, com alojamento e alimentação assegurados pela instituição estrangeira.

As inscrições estarão abertas no período de 19 de agosto de 2019 até às 23h59min do dia 31 de agosto de 2019.

Os(As) interessados(as) deverão encaminhar a documentação exigida pelos respectivos editais, digitalizada em arquivo único no formato PDF e na ordem exigida, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não será cobrada taxa de inscrição.

Podem se candidatar apenas os(as) discentes de graduação que tenham integralizado no mínimo 20% e no máximo 70% da carga horária do curso no momento da inscrição e que possuam coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 6,0, dentre outros requisitos.

O processo seletivo será constituído por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório, que incluem análise do histórico acadêmico, entrevista, análise da carta de intenções com exposição dos motivos e análise do Currículo Lattes. O resultado final será divulgado no dia 18 de setembro de 2019. Os (As) discentes selecionados  para a mobilidade simples realizarão o intercâmbio durante um semestre letivo, com possibilidade de prorrogação por mais um semestre. Os (As) aprovados(as) para a dupla diplomação irão permanecer por uma ano, podendo prorrogar por até três meses.  A mobilidade internacional terá início em janeiro de 2020 na UACh e em fevereiro de 2020 no IPB.

Os editais, seus anexos e toda a documentação necessária encontram-se disponibilizadas nos links abaixo:

Dupla Diplomação – Instituto Politécnico de Bragança

Edital dupla diplomação (Retificado em 17.07.2019)

Anexos IPB Dupla Diplomação

Contrato de Estudos IPB

Convênio entre UFRB e IPB disponível https://ufrb.edu.br/supai/images/IPB.pdf ( atualização 22/08/2019)

Mobilidade Simples no Instituto Politécnico de Bragança sem contrapartida institucional – Portugal

Edital IPB Mobilidade Simples (Retificado em 17.07.2019)

Anexos IPB

Contrato de Estudos

Mobilidade Simples na Universidade Autônoma de Chapingo - México

Edital Uach Mobilidade Simples (Retificado em 17.07.2019)

Anexos UACh I ao VI

Anexo VII

Anexo VIII

Mais informações sobre os cursos no site das instituições estrangeiras: www.ipb.pt e http://web.chapingo.mx/

Recomendamos a leitura do Guia da Mobilidade Internacional.

Dúvidas sobre os editais pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (75) 3621-5315.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Homologação das Inscrições (04/09/2019)

Homologação das Inscrições após interposição dos recursos (06/09/2019)

Resultado da Primeira Etapa (09/09/2019)