23/09 - Música pop-periférica é tema do novo livro da pesquisadora da UFF Simone Pereira de Sá

LiveSimone

Simone Pereira de Sá, professora de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (RJ), participa de live onde lança o livro “Música Pop-Periférica Brasileira: videoclipes, performances e tretas na cultura digital”. (Editora Appris) Voltado para pesquisadores e fãs da música brasileira, o livro traça um panorama sobre a ascensão do funk e outros gêneros musicais pop-periféricos no país, no contexto da cultura digital.

A live acontece no dia 23 de maio (quinta-feira), às 19 horas, no canal do YouTube da TV UFRB. Participam da live Juliana Gutmann, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Juliana também coordena o Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e integra o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). A mediação é da professora e jornalista Nadja Vladi, do PPGCOM e do Cecult/UFRB.

Fruto de pesquisa de mais de seis anos de Pereira de Sá, o estudo acompanha as transformações da música brasileira no ambiente das plataformas digitais na última década, com foco nos videoclipes de gêneros musicais nascidos nas periferias das grandes cidades brasileiras. A estrela da narrativa é Anitta, que ganha três capítulos dedicados à discussão de suas músicas, videoclipes e performances.

“Eu não pretendia escrever especificamente sobre Anitta, mas ela invadiu o livro. Seus videoclipes, performances e polêmicas demonstram a importância do seu trabalho na atualidade. Vai Malandra, por exemplo, um dos videoclipes analisados no livro, provocou discussões sobre estética e política urgentes na sociedade brasileira.” comenta a autora.

O livro traz ainda análises sobre a circulação dos videoclipes nas redes digitais, com especial atenção para a visibilidade que o funk alcança, para além do Rio de Janeiro, e para o modo como se multiplicou em subgêneros, tais como o “funk ostentação paulistano” e o “bregafunk” de Recife, a partir da sua circulação no YouTube.

É uma obra que desafia o leitor sobre o que as sonoridades, performances e corpos encenados por meio dos videoclipes revelam como formas de habitar o mundo da cultura pop, contribuindo para a compreensão do efervescente ambiente das plataformas digitais a partir da perspectiva dos estudos de comunicação de matriz brasileira.

Imagem para as redes sociais2

SOBRE A AUTORA:

Simone Pereira de Sá é professora titular da Universidade Federal Fluminense, onde atua como docente no Programa de Pós Graduação em Comunicação e no Curso de Estudos de Mídia. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult), da Universidade Federal Fluminense. Fundado em 2006, o grupo se tornou um dos principais polos de produção acadêmica brasileira sobre as interfaces entre música, cultura pop e comunicação.

Serviço:

Lançamento do livro: 23/09, às 19h, online, pela TV UFRB

Organização: PPGCOM/UFRB

Email para compra em ação beneficente com renda revertida para o projeto Mães da Favela (CUFA): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site da editora:

Música Pop-Periférica Brasileira - Ed. Appris, 2021.