Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

16/10 - Lançamento da “Cartilha do Samba Chula”

IMG 0046

 

No dia 16 de outubro, na Casa do Samba, em Santo Amaro, haverá o lançamento da “Cartilha do Samba Chula”, com programação variada que incluirá a Mesa-redonda sobre “transmissão e educação musical, cênica, poética e patrimonial no Samba de Roda e nas culturas populares: experiências, reflexões, propostas e diálogos”. Fará parte desta mesa o Prof. Dr. Jorge Vasconcelos, do CECULT/UFRB - Santo Amaro. A mesa também contará com a participação de mestres e mestras do samba chula e estudiosos sobre o tema.

A Cartilha do Samba Chula foi gerada a partir dos saberes de transmissão oral dos cantadores de chula e tocadores de viola, num processo de ensino-aprendizagem em oficinas realizados nas cidades de Salvador, Saubara, São Francisco do Conde, Terra Nova e Santo Amaro, durantes os meses de maio, junho e julho de 2015.

O projeto, patrocinado pelo Natura Musical, realizou atividades cênico-musicais registradas por meios áudiosvisuais, divididas em três modalidades: a viola machete; a chula cantada com pandeiro; e o samba miudinho e prato-e-faca. O resultado do processo se materializa em dois CDs, um DVD e um caderno informativo, com a tiragem de dois mil exemplares, que traz ensinamentos, fotos, textos, depoimentos dos mestres e transcrições musicais.

 

Lançamento da “Cartilha do Samba Chula”

Local: Casa do Samba, Santo Amaro

Data: 16/10/2016

Hora: 10h

registrado em:
Fim do conteúdo da página