19/09 - I SEMINÁRIO OBRIGADO PAULO FREIRE

convite obrigado paulo freire

No dia 19 de Setembro, o Movimento Obrigado Paulo Freire realiza em Salvador o I Seminário Obrigado Paulo Freire. A data marca o aniversário de 96 anos de nascimento do educador e foi escolhida como ponto de partida para uma série de ações que pretendem celebrar o centenário deste pensador que é o intelectual brasileiro mais citado no mundo. O Seminário tem como proposta reconhecer as contribuições de Paulo Freire às diversas áreas do conhecimento, bem como no dia a dia de trabalho das mais diversas profissões, por meio de valores como Solidariedade e Esperança.

19 de Setembro de  2017 – Das 9h às17h

Fundação 2 de Julho. Salvador-BA

(Av. Leovigildo Filgueiras, 81, Garcia)

Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link: https://goo.gl/forms/y3OFHAZyh5bfP4kh1

AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS!

PROGRAMAÇÃO:

09h – Mesa de Abertura: “Obrigado, Paulo Freire”

09h30 – Conversa: “Conhecimento e Vida” com Ladislau Dowbor (doutor em Ciências Econômicas, professor da PUC-SP, 40 livros lançados, Conselheiro do Instituto Paulo Freire). Dowbor foi genro de Freire e é profundo conhecedor do legado de Paulo Freire.
MEDIAÇÃO: Elisabete Monteiro (Diretora Pedagógica do ICEP).

10h30 – Mesa: “Por uma Pedagogia da Esperança”

12h – Lançamento e sessão de autógrafos do Livro “A Era do Capital Improdutivo”, de Ladislau Dowbor

13h – Circulação na Sala do Sensível Paulo Freire

14h – Oficinas: Reinventando as Linguagens

• “FREIRE EM NÓS: O AXÉ E A ILÊ ORI” – Oficina realizada por educadores freirianos.
  • “POR AMOR AO TEU NOME” – Realizada pela escritora, roteirista e dramaturga, Ana Clara Santiago.
  • “LER O MEU, O SEU, O NOSSO MUNDO” – Realizada pela doutora, Isabel Dantas de Menezes.
  • “CORPO DISPONÍVEL: PERFORMANCES FREIRIANAS” – Realizada por Aldren Lincoln e Suelma Costa.

16h – Mostra das Oficinas

17h – Intervenção artística

INSCREVA-SE AGORA!

O Movimento

O Movimento Obrigado Paulo Freire surgiu da União entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e conta com a participação da filha do educador, Fátima Freire. As próximas iniciativas serão anunciadas durante o seminário, dentre elas, a criação da plataforma colaborativa com base em experimentos autobiográficos, onde as pessoas podem, livremente, compartilhar da sua experiência com Paulo Freire e das influências dele no seu dia a dia de vida ou trabalho.