14/12 - Palestra Projeto CABRA

CABRA

Dia 14 de dezembro o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT da Universidade Federal da Bahia - UFRB receberá as Profas. Dra. Sylvie DEBS (Universidade de Estrasburgo, França) e Dra. Lucia Castello Branco (UFMG), ambas professoras visitantes da UFBA, para falar sobre o projeto CABRA/ICORN. A palestra acontecerá às 15h na sala dos professores do CECULT/UFRB, Santo Amaro-Ba.

Desde 2014, a CABRA (www.cabras.org), Casas BRAsileiras de Refugio, promove a liberdade de expressão, defende os valores democráticos e promove a solidariedade internacional, implementando a Rede Internacional de Cidades Refugio (ICORN: www.icorn.org ) no Brasil, onde se criou o conceito de “universidade-refugio” com a adesão da UFMG em 2017, a primeira “univer-cidade-refugio” na América do Sul. Assim, desde junho de 2017, o escritor e doutor Felix Kaputu, da República Democrática do Congo, é o primeiro ICORN residente no Brasil.

Em 12 anos, e graças por volta de 70 cidades no mundo, mais de 190 escritores e artistas foram hospedados pela rede ICORN, permitindo que os escritores, jornalistas, músicos e ativistas dos direitos humanos sejam salvos, mas não silenciados. Sendo acolhidos e protegidos fora de seus países de origem, eles podem seguir produzindo, publicando e se expressando nos seus países de acolhida, assim que defender seus direitos humanos nos seus países de origem. A rede, lançada por Salman Rushdie em Estrasburgo (França) em 1993, e baseada no conceito de Jacques Derrida de “cidade de refugio”, permite justamente a integração do “estrangeiro, exilado, deslocado, emigrado...” no seu novo país, graças a ética da hospitalidade.

As cidades que participam da rede se comprometem em hospedar o artista, casal ou família por um período de dois anos. Eles oferecem alojamento, seguro social, aprendizagem da língua do país anfitrião, assim que um salário mínimo para despesas correntes. As cidades também integram o escritor/artista em eventos culturais, sociais, acadêmicos. Podemos citar alguns exemplos de escritores e artistas protegidos por ICORN: Svetlana Alexievitch, Belarus, Prêmio Nobel de Literatura 2015; Zineb El Razhoui, Marrocos, jornalista da Charlie Hebdo; Ramy Essam, Egito, cantor da Primavera Árabe.