05/02 - Palestra: Os Desafios da Participação e Incorporação de Conhecimentos Indígenas na Formulação de Políticas Climáticas

downloadNesse trabalho, primeiramente, vou argumentar, a partir de ideias advindas dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias, sobre a importância da participação dos povos indígenas na formulação de políticas climáticas. A seguir, a partir de um estudo da elaboração do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças do clima e da Câmara Técnica de Mudanças Climáticas do Comitê Gestor da PNGATI, uma câmara de participação de representantes de povos indígenas junto à Funai para debate de políticas climáticas, procuro delinear os desafios encontrados por indígenas para participarem e para terem seus conhecimentos incorporados na elaboração de políticas relacionadas às mudanças do clima. As dificuldades envolvem aspectos ontológicos, isto é, divergências entre indígenas e membros do governo sobre o que constitui a própria realidade; aspectos epistemológicos, ou seja, as diferenças nas formas de produção e legitimação de conhecimentos científicos e indígenas; e, por fim, de enquadramento, isto é, do quadro interpretativo utilizado por formuladores de políticas públicas e cientistas para se pensar as mudanças do clima se comparado ao modo que os indígenas as interpretam. Concluo apresentando algumas iniciativas que vêm sendo tomadas por instituições governamentais, ONGs e pelos povos indígenas para tentar superar essas barreiras.

Tiago Ribeiro Duarte é Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da UnB e especializado na área dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias. Ele realizou seu doutorado na Cardiff University entre os anos de 2008 e 2013. É líder do Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Públicos. Atualmente, pesquisa temas relacionados à participação pública e ao entendimento público das ciências e tecnologia e à co-produção entre ciência e políticas climáticas no Brasil.

O evento é co-organizado pelos grupos de pesquisa "Ambientes Indisciplinados" e "Formação, Cultura e Currículo". A atividade faz parte do projeto de extensão Ágora Cecultiana, destinado a fomentar o debate e a reflexão crítica sobre temas contemporâneos de relevância política.