Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

26/03 - Performance "As transparências enganam", no Reencôncavo Cecult 2019.1

No dia 26 de março, terça feira, a professora e artista Lia Lordelo  apresentará a performance "As transparências enganam", como parte da programação do Reencônacavo Cecult 2019.1 - Semana de Acolhimento aos novos alunos.

Em “As transparências enganam”, Lia Lordelo, com texto de sua própria autoria, é uma palestrante que se perde em suas palavras e já não identifica os contornos entre forma e conteúdo, meio e mensagem, signo e significado.

A origem deste solo está em “Uma Carta”, do austríaco Hugo von Hofmannsthal, que, já em 1902, alertava sobre o esgotamento da linguagem escrita e falada. “É a partir do mundo da ciência e da razão, feito de muitas palavras que traduzem pensamentos e inventam mundos”, introduz Lia sobre o trabalho. “Sendo mulher, sendo artista e cientista, é um exercício abdicar da capacidade de falar coerentemente sobre qualquer coisa. É propor outras sensibilidades, novas lógicas de sentido no mundo de hoje”, completa ela.

A performance estreou em abril de 2018 e integra o projeto SOLAS: dois solos teatrais realizados pelas atrizes baianas Lia Lordelo e Maria Marighella, com direção de Jorge Alencar e Neto Machado. As peças refletem sobre relações entre arte e ciência, tecnologia e obsolescência, passado e futuro, sucesso e fracasso, sob a perspectiva de duas personagens femininas.

O projeto foi contemplado pelo edital Arte Todo Dia da Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura de Salvador.

FICHA TÉCNICA cartaz performance lia
Criação e Performance:
Lia Lordelo
Textos:
Lia Lordelo (“As transparências enganam”)
Direção:
Jorge Alencar e Neto Machado
Interlocução artística:
Raiça Bomfim
Consultoria de figurino e maquiagem:
Rainha Loulou
Assessoria de Comunicação:
Paula Berbert
(Marcatexto)
Design Gráfico:
Ju Rangel (Moringa Estúdio)
Fotos:
Juh Almeida
Registro Audiovisual:
Feito a Facão
Produção:
Laís Almeida
Assistente de Produção:
Maria Emília Ribeiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página