12/09 - Exibição do filme Kemtiyu
No dia 12 de setembro o Cecult realizará a exibição do filme Kemtiyu, do diretor francês de origem senegalesa Ousmane William Mbaye. O filme conta a história do personagem Cheikh Anta Diop. Kemtiyu foi vencedor de vários prêmios como o Ler Prix Meilleure (Euvre documentaire Fespaco 2017), o Prix ACP Union Européenne Fespaco 17 e o Festival Vision Award feature documentary Los Angeles.
Cheikh Anta Diop (1923-1986) foi um polímata senegalês formado em Física, Filosofia, Química, Lingüística, Economia, Sociologia, História, Egiptologia, Antropologia, versado em diversas disciplinas como o racionalismo, a dialética, técnicas científicas modernas, arqueologia pré-histórica… Enfim, um homem que estudou as origens da raça humana, e a cultura africana pré-colonial. Ainda hoje ele é considerado como um dos maiores historiadores africanos do século XX. E foram estes conhecimentos que Diop utilizou para dar base à tese que iria defender mais tarde, que fala do Egito antigo, como uma civilização composta por pessoas negras. Foi considerado um dos maiores historiadores africanos do século XX.
Após a exibição do filme será realizado um bate-papo com o professor Jacques Depelchin e mediação do professor Kleber Amâncio (Cecult/Ufrb). Jacques Depelchin nasceu no Congo e foi educado nas universidades Lovanium (Kinshasa); Londres; Johns Hopkins; e Stanford. Ensinou história africana e assuntos relacionados em diversas universidades como, por exemplo, Stanford, Siracusa e em universidades do Congo, Moçambique e Tanzânia.
Exibição do filme Kemtiyu
Data: 12 de setembro de 2019
Local: Cecult/UFRB, sala multiuso
Horário: 13h