14/03 - Oficina de Leitura de Imagem e o Processo Criativo na Ilustração

85164891 10218179382493675 1447554143693570048 o

A oficina consiste em dois momentos principais: sendo o primeiro uma conversa teórica sobre leitura e análise de imagens e o segundo uma sequência de exercícios práticos para elaborar e organizar o pensamento gráfico voltado para o campo da ilustração. O público poderá trazer fotos, xerox, receitas, bulas de remédio, livros velhos, qualquer material para cortar e colar, cores diversas, tintas, jetix e materiais que estejam acostumados a trabalhar ou queiram testar. A ideia da oficina é discutir e brincar com diversos recursos criativos utilizando materiais com os quais o público se sinta mais confortável.

Camilo Martins

Nasci com os livros. Mãe escritora, pai professor e avó contadora de histórias. Família que contribui para minha formação de leitor e de aprendiz de artista da imagem. Cresci dividindo o espaço da casa com livros e estantes, e até nas papinhas que eu comia encontrava pedaços de histórias. Quantas vezes tive de salvar Branca de Neve de morrer soterrada em meio a cenouras e beterrabas, além de afundar a bruxa má nos caldos quentes servidos em noites de inverno. Por conta disso é que resolvi desenhar os cenários para acomodar essa gente. Não tenho o olhar escrevente da minha mãe, mas fui me forçando a ilustrar palavras, músicas, contos, até que iniciei a graduação na Escola de Belas-Artes da UFRJ. Sou graduado em Gravura pela EBA/UFRJ e fui o jovem ilustrador brasileiro escolhido para participar do workshop oferecido pela Bienal Internacional de Ilustração da Bratislava.