Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

14/09 - Abordagens e estéticas negras em dança: a representação de professores negros nos cursos de artes das universidades

119218329 356903352345587 5155347165565519041 o

Dia 14 de setembro, às 19h, o Diretório Acadêmico do Cecult realiza bate-papo sobre "Abordagens e estéticas negras em dança: a representação de professores negros nos cursos de artes das universidades" com a profa.  Marilza Oliveira (UFBA) e o estudante e dançarino Rony Blastoyse (Cecult/UFRB).

O bate-papo será tansmitido através do instagram @rere.ufrb.

 

SOBRE A/O CONVIDADA/O

Marilza é Mestra em Dança e especialista em estudos contemporâneos em dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, Licenciada e Bacharel em dança pela UFBA. Professora Assistente da Escola de Dança da UFBA com Dedicação Exclusiva, atuando na área de conhecimento referente aos Estudos do Corpo com ênfase em Danças Populares, Indígenas e Afrobrasileiras. Integrante fundadora do Grupo Gira: Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios Afrobrasileiros e Populares (Escola de Dança da UFBA/CNPq). Participa do Grupo de pesquisa Rede-Africanidades, da Linha de Pesquisa Cultura e Conhecimento do DMMDC – Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, sediado na UFBA. Artista da dança, atua como pesquisadora, educadora no campo das danças afrobrasileiras, intérprete, coreógrafa e preparadora corporal. Trabalhou com nomes representativos da dança, do teatro e da música no âmbito nacional e internacional.

Rony é Estudante de Licenciatura Interdisciplinar em Artes no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Formado no curso Profissionalizante em Dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Sablist (Discípulo da Ecole des Sables - Senegal), tem experiência na área de Artes, com ênfase em Danças Urbanas e Tradicionais de alguns países da Africa ocidental, especificamente: Cabo Verde e Senegal, atuando principalmente nos segmentos de Hip Hop New Style, AfroPop e Contemporâneo.

Danças Afro-Urbanas Estudo rítmico e de movimentos das danças criadas e desenvolvidas no contexto urbano contemporâneo das diversas metrópoles dos estados africanos como Praia, Abuja, Dakar, Abidjan, Lagos, Luanda e vários outros. Danças como coupé decalé(Costa do Marfim), hip-hop new style(Diaspora negra), afrobeats(Ghana/Nigéria), afro-House(Angola), gqom(África do Sul), Ndombolo(RDCongo) serão abordadas pelo dançarino caboverdiano Rony Blastoyse.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página