Oficinas de mapeamento rítmico-sonoro do Recôncavo
Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para as oficinas de mapeamento rítmico-sonoro, que fazem parte de uma investigação dos ritmos urbanos de cidades do Recôncavo Baiano.
A ação é vinculada ao projeto de pesquisa Ritmos Humanos e Mundanos e pretende investigar os ritmos dos espaços urbanos explorados a partir dos sons do ambiente. Na prática, trata-se de uma coleta de gravações de campo nas cidades/zonas mapeadas e da atribuição dessas gravações a pontos e trajetos em mapas digitais (onde foram realizadas as gravações) utilizando a plataforma uMap (via OpenStreetMaps).
As oficinas têm 3 fases: 1 - encontro preparatório antes da ação de campo (discussão sobre métodos de mapeamento e gravação de áudio) que pode ser realizado remotamente via plataforma digital; 2 - ação de campo: caminhadas e gravações de áudio nas cidades/zonas mapeadas; 3 - edição do material colhido e atribuição no mapa, hospedado no site do projeto de pesquisa Ritmundano (ritmundano.org) - essa fase pode durar mais de um encontro.