Masterclass do Cecult reúne Mateus Aleluia pai e filho
Na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, às 16h30, o CECULT inicia o novo semestre com a Masterclass "Aleluia: famílias musicais do recôncavo”. O cantor e autor, Doutor Honoris Causa da UFRB, Mateus Aleluia e seu filho, o músico e compositor Mateus Aleluia Filho, farão a aula inaugural aberta a toda a comunidade na Sala Multiuso do centro, em Santo Amaro.
Mateus Aleluia integrou nos anos 1960 o grupo Tincoãs, que, após a sua entrada em 1963 passou a ser pioneiro na inclusão da cultura dos povos africanos na MPB, em parceria com Dadinho, Heraldo e Badu. Nos anos 1980, a pesquisa sobre a ancestralidade musical o levou a Angola, onde reuniu conhecimentos sobre mestres e mestras de várias regiões do país, com apoio da Secretaria de Cultura angolana. Voltou ao Brasil em 2002 e vem desenvolvendo uma carreira musical com lançamentos de álbuns, apresentações nacionais e concertos internacionais.
Matheus Aleluia Filho é graduado em Música pela UFBA, tendo se especializado em Trompete. Começou a carreira musical em família. “Nos shows do meu pai sempre toquei trompete e minha irmã tocava piano e cantava”, disse ao site Correio Nagô. Depois participou do Grupo Saravá Jazz Bahia e lançou trabalhos individuais.
A Masterclass do Cecult está integrada ao projeto Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia, uma realização do Cecult/UFRB e da Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e da FAPEX.
MASTERCLASS - Aleluia: famílias musicais do recôncavo
Com Mateus Aleluia e Mateus Aleluia Filho
29 de agosto
16h30
Sala Multiuso do Cecult - Campus de Santo Amaro