Nota de Pesar - João do Boi
A comunidade do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB manifesta seu pesar pelo falecimento do Mestre João do Boi. João Saturno, o Mestre de Samba Chula João do Boi, tinha 78 anos e passou mal quando se apresentava com seu grupo de samba chula na Lavagem de São Braz, no domingo, dia 08 de janeiro.
Durante mais de 65 anos de atuação cultural, o Mestre João do Boi levou o samba chula do Recôncavo da Bahia para os palcos do Brasil, da Europa e do Oriente Médio, ao lado do irmão, o saudoso Mestre Antônio Alumínio, e das sambadeiras e sambadores do seu grupo.
O Samba Chula de João do Boi foi presença marcante em vários eventos comemorativos do CECULT, como no 27 de setembro de 2022, data de aniversário da fundação do Centro. As apresentações do sambador e gritador de samba chula, que arrebataram plateias do mundo, foram também momentos inesquecíveis de aprendizado para a comunidade acadêmica do CECULT.
Somos gratos pelas lições do sambador e gritador de samba chula João do Boi, que, além de pai, vaqueiro, marisqueiro e agricultor, deixou um legado para a arte e a cultura.
Neste momento de pesar, manifestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos.
Foto: Fidelis Melo