ENCONTROS COM GESTORES DA CULTURA E DAS ARTES CÊNICAS
Do dia 14 de agosto a 25 de setembro, sempre às segundas-feiras, às 19:30h, em modo remoto, via Google Meet, serão realizados os encontros com gestores das artes cênicas. Ao todo serão cinco encontros, com seis gestores e uma gestora, que falarão sobre suas experiências e vivências como produtores da cultura e também sobre seus estudos acadêmicos.
O objetivo é compartilhar experiências e saberes com estudantes, servidores e professores da UFRB e de outras instituições, aprofundando conhecimentos e criando um panorama sobre a gestão da cultura na Bahia, com temas específicos: A economia da cultura, Curadoria de festivais, Festivais internacionais, Práticas de consumo cultural e o Mercado das artes cênicas na Bahia.
Estes encontros são coordenados pelo prof. Celso Oliveira Jr. (CECULT/UFRB) e fazem parte do componente GESTÃO DA CULTURA E DAS ARTES CÊNICAS, ministrada pelo professor, neste semestre. Foram convidados profissionais e pesquisadores das áreas indicadas, Sérgio Sobreira (FACOM/UFBA), Felipe Assis (Oi Futuro/FIACBa), Luís Alonso-Aude e Rafael Magalhães (FILTEBa), Breno Carvalho (UFRN) e Fernanda Paquelet (Coletivo4/UFBA).
Os encontros serão realizados em modo remoto, numa estrutura de palestra seguida de perguntas/debate, com duração de 90 minutos.
As inscrições podem ser realizadas através do link https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91797850
Será emitido certificado de participação.
PROGRAMAÇÃO:
14/08 - ECONOMIA DA CULTURA - Sérgio Sobreira (FACOM/UFBA)
28/08 - CURADORIA DE FESTIVAIS - Felipe Assis (Oi Futuro/FIACBa)
11/09 - FESTIVAIS INTERNACIONAIS - Luís Alonso-Aude e Rafael Magalhães (FILTEBahia)
18/09 - PRÁTICAS DE CONSUMO DA CULTURA - Breno Carvalho (UFRN)
25/09 - MERCADO DAS ARTES CÊNICAS NA BAHIA - Fernanda Paquelet (Coletivo4/UFBA)
CONHEEÇA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES:
SÉRGIO SOBREIRA
Nasceu em Fortaleza, no Ceará e reside em Salvador desde o fim da década de 1980. Administrador(1985) pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, é Mestre (2007) e Doutor (2011) pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, com tese de doutoramento sobre "A Produção Teatral no Contexto das Políticas Públicas". Atuou como artista, gestor e produtor cultural por cerca de vinte anos, sobretudo na área das artes do espetáculo. É professor e pesquisador sobre as relações entre artes, cultura, comunicação e consumo.
FELIPE DE ASSIS
Nasceu em Salvador, é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (PPGAC UFBA), desde 2022. É Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC UFBA e concluiu o Bacharelado em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA em 2006. Desde 2008 é um dos curadores e coordenadores gerais Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - FIAC Bahia. Colabora com curadorias independentes em diversos festivais internacionais pelo Brasil. Membro do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil desde 2009, da Rede de Festivais de Teatro do Brasil desde 2015 e do Colectivo Utópico, plataforma com artistas da Argentina, Suíça e Brasil.
RAFAEL MAGALHÃES
É formado em pedagogia pela Universidade Católica de Salvador. Fundador da Cia Teatral Avatar e membro do grupo internacional Ponte dos Ventos com sede na Dinamarca, dirigido pela atriz fundadora do Odin Teatret Laboratorio, Iben Nagel Rasmussen. Fundador do grupo Oco Teatro Criador e Diretor de Produção do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia e do Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste. Foi Diretor de Cultura da Secretária de Cultura do município de Lauro de Freitas-BA e Gerente de Promoção Cultural da Fundação Gregório de Mattos, Salvador-BA.
LUIS ALONSO-AUDE
Nasceu em Cuba e reside no Brasil há algumas décadas. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas ? PPGAC-UFBA. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA. Professor de Arte- Direção Teatral- formado pela ENA (Escola Nacional de Arte-Havana-Cuba). Membro permanente do grupo Internacional de pesquisa teatral Ponte dos Ventos (Bridge of Winds), organizado e dirigido pela atriz do Odin Teatret (Dinamarca). Diretor Artístico do Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia).
BRENO CARVALHO
É professor do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atual Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda na mesma Instituição. Graduado em Publicidade e Propaganda (UCSAL, 2001) e Ciências Sociais/Antropologia (UFBA, 2012). É Mestre (UFBA, 2010) e Doutor em Antropologia (UFBA, 2017). Trabalhou em empresas de comunicação em Salvador/BA - algumas delas com atuação nacional.
FERNANDA PAQUELET
É graduada em Interpretação Teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (2002) e mestra pela mesma unidade de ensino (PPGAC-UFBA), em 2013, refletindo sobre a formação do ator-produtor/gestor. É doutora pela Escola de Administração (NPGA-UFBA) onde pesquisa a Improvisação Organizacional que une os campos das artes, da educação e da administração. Como atriz, em Salvador, fez Noviças Rebeldes, com Direção de Wolf Maya e Estrelas do Orinoco, com Direção de Felipe de Assis que lhe rendeu o Prêmio Braskem de melhor atriz de 2006. Ministrou oficinas de iniciação à iluminação no Teatro Vila Velha, Gamboa Nova, Espaço Xisto Bahia, Pronatec, Teatro José de Alencar em Fortaleza, dentre outros espaços. Atualmente é professora substituta da Escola de Teatro (UFBA). É sócia fundadora do Coletivo 4 e do Galpão Wilson Melo/Forte do Barbalho, onde desenvolve um trabalho de criação e apresentação artística com mais 10 artistas, e ministra aulas para crianças de 7 a 11 anos.
CELSO JR. (coordenação geral)
É Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC - UFBA (2013). Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1994) e Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005). É professor Associado II, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia CECULT-UFRB. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação e Direção Teatral. É professor de Dramaturgia e História do Teatro.