MOÇÃO EM DEFESA DAS BOLSAS PARA ESTUDANTES DA UFRB

Nós, professores e técnicos do CECULT/UFRB vimos tornar pública a defesa como prioridade absoluta para a nossa universidade, da manutenção e ampliação das bolsas de estudo dos nossos estudantes.

A UFRB se destaca entre as novas universidades federais brasileiras – criadas nos últimos dez anos – pelo alto índice de inclusão social refletido no seu corpo discente: mais de 80% de negros e mestiços, de faixa de renda C, D e E. Isso implica numa das mais importantes conquistas históricas de democratização de acesso à universidade pública e gratuita do Brasil.

Esse perfil, que em si é um patrimônio do povo baiano e brasileiro, foi construído com visão estratégica, muito trabalho e muito empenho na luta política para viabilizar esse projeto.

Um dos pilares responsáveis por todas essas valiosas conquistas é o programa de bolsas, que inclui as bolsas PPQ e que fazem parte de um programa maior voltado para a permanência e o sucesso acadêmico desses estudantes, numa luta incansável contra a evasão e pelo desenvolvimento intelectual e profissional dos alunos.

Em função de todas essas características – que são conquistas históricas e um patrimônio para o futuro – a UFRB tem um número significativo dos seus milhares de alunos como bolsistas. Ameaçar a continuidade das bolsas é uma ameaça à própria existência dessa universidade, que ajudamos a criar e que se tornou emblemática para o desafio brasileiro de democratização de acesso ao ensino superior.

Por isso, conclamamos que a Reitoria, a administração central e os Centros, que professores e técnicos, tomemos com nossa prioridade máxima a defesa das bolsas dos alunos, como uma defesa de toda a universidade e não apenas o interesse individual de cada estudante.

As bolsas representam a alma da Universidade que defendemos. Defender esse programa é garantir o futuro da UFRB, o progresso do povo da Recôncavo, da Bahia e do país.

Vamos unir toda a universidade na defesa dos nossos alunos. É por eles que todos nós existimos como instituição.

Moção votada por unanimidade na 24a Reunião Ordinária Conselho de Centro do dia 20/10/2016