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Curso de extensão: Escrita acadêmica

Parte do projeto de pesquisa “Texto e discursividade: interdisciplinaridade, movimentos de enunciação e letramento acadêmico” o curso de extensão “Escrita acadêmica” terá como objetivo abordar os mecanismos discursivos que engendram o texto acadêmico. Realizaremos, inicialmente, 5 encontros de 3h, trabalhando os seguintes temas:


1. Retórica, discurso científico e poder: formas de legitimação do texto
Problematizaremos o que é texto e discurso científicos, quais são suas formas de legitimação? Como um texto (tecido) inserido numa malha de outros textos e outros discursos insere-se nas relações de poder que permeiam o fazer científico?
Das normas, correção gramatical, estilo, abreviaturas e aspectos técnico-normativos aos aspectos retórico-discursivos.


2. Pensamento científico: formas de estruturação, articulação e segmentação
Abordaremos como se estrutura o raciocínio científico no que tange à sua organização: o que é problema ou justificativa, objetivo, metodologia, tema, hipótese, pressuposto teórico, premissa, silogismo, entimema? Como depreender esses aspectos do/no mundo cognoscível?
O fazer científico como forma de negar, afirmar, questionar, criticar, sistematizar, descrever, analisar, testar, experimentar, provar, compreender, apreender, depreender, descobrir, refletir, propor, transformar, ajudar, registrar, interpretar, problematizar...


3. Macro e micro-movimentos retóricos do/no texto acadêmico
Apresentaremos nesse encontro a estruturação discursiva de três gêneros textuais acadêmicos: monografia, artigo científico e resenha.
Os processos de composição de textos em suas partes: a) “maiores” – capítulos, seções, subtítulos; e b) “menores” – desenvolvimento e articulação de parágrafos em sequências narrativas, descritivas, expositivas, argumentativas, processos de construções de coesão referencial e seqüencial e de coerência.


4. Polifonia: as posições enunciativas e a noção de vozes no texto acadêmico
Refletiremos sobre as noções de texto, de discurso e sobre as vozes que deles emanam. No caso do texto acadêmico, as vozes que se convocam a fim de autorizar-se a dizer, legitimar o que está dito e as formas com que o autor (escritor do texto acadêmico) pode assumir posições enunciativas diversas ao orientar o desenvolvimento de seu texto.


Curso de extensão: Escrita acadêmica

Sábados das 9h às 12h/ início 05.08.2017/ na nova sede do Cecult – Rua General Argolo, 40, Sacramento, Santo Amaro/BA

Coordenação Prof. Dr. Adriano Dantas de Oliveira

Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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