Feira de Santana e Santo Amaro ganham novos campi da UFRB

Publicado: Terça, 24 Setembro 2013 13:23

As cidades de Feira de Santana e Santo Amaro, situadas a 108 e 72 quilômetros de Salvador, respectivamente, irão abrigar novos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Nesta sexta-feira, dia 27, tomam posse os diretores pro tempore do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT).

As solenidades de posse terão início a partir das 10h, no campus provisório da UFRB em Feira de Santana, localizado no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (Ined), na Avenida Centenário, Bairro Sim. A partir das 16h, será a vez da cerimônia em Santo Amaro, que acontece no Teatro Dona Canô e no campus provisório da UFRB na cidade, localizado na Escola Araújo Pinho, Rua do Imperador, Centro.

A professora Tatiana Ribeiro Velloso será conduzida ao cargo de diretora pro tempore do CETENS e o professor Danillo Silva Barata será conduzido ao cargo de diretor pro tempore do CECULT pelo reitor da UFRB Paulo Gabriel Soledade Nacif, na presença de autoridades e representantes da cultura local.

Tatiana Velloso possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialização em Cooperativismo e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É professora da especialização e do mestrado profissional em Educação do Campo da UFRB. Atualmente, compõe a coordenação do Núcleo da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA/UFRB) da Rede UNITRABALHO.

Danillo Barata possui graduação e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É videoartista, responsável pela implantação do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, do qual foi coordenador de 2008 a 2010. É pesquisador do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio (GAAP) e do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas Livres e Multimeios (LinkLivre).

Início das aulas

As aulas nos novos campi da UFRB de Feira de Santana e Santo Amaro terão início no dia 11 de novembro, de acordo com o Calendário Acadêmico da UFRB. Para o semestre letivo 2013.2, o CETENS oferecerá o curso de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática, para as quais foram disponibilizadas 60 vagas cada, através do processo seletivo especial regido pelo Edital Nº 16/2013.

Já no SiSU 2014.1, a previsão é que o CETENS ofereça o Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, que se constituirá no requisito formal para ingresso no segundo ciclo de formação específica: Engenharia de Materiais, Engenharia de Energia, Engenharia em Tecnologias Assistivas e Engenharia de Produção. Estão previstos também neste centro de ensino os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Economia, além da pós-graduação em Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável.

As atividades da UFRB em Santo Amaro terão início com a turma experimental do curso de Publicidade e Propaganda, que institucionalmente está vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira. O curso foi ofertado em 2013.2 pelo SiSU, que selecionou 30 estudantes.

Para o SiSU 2014.1 está prevista a oferta pelo CECULT do Bacharelado em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, que será o requisito formal para ingresso no segundo ciclo de formação específica: Tecnologias do Espetáculo (Cenografia, Figurino, Iluminação e Caracterização), Música Popular Brasileira, Produção Musical, Design Digital e Política e Gestão Cultural. Mais adiante, estão previstos os cursos de pós-graduação em Gestão Cultural e Tecnologias do Espetáculo.

Conheça os projetos político-pedagógicos dos novos campi:

Campus Feira de Santana

Campus Santo Amaro