Publicação dos Anais do II Santo Amaro Afro

Publicado: Quinta, 11 Outubro 2018 10:05

Santo Amaro Afro é um evento anual vinculado ao Fórum 20 de Novembro, evento institucional desenvolvido em todos os campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e do Centro de Linguagens, Culturas e Humanidades (CECULT). É fruto das reivindicações dos estudantes e da comunidade santamarense por um espaço propício para a população negra dialogar e planejar coletivamente ações em prol de políticas afirmativas de igualdade racial e reparação social.

Em 2017, foi realizada a segunda edição do evento, cujo tema principal foi Percurso da Memória, descolonização do saber e um olhar para o afrofuturismo,  contando com a parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e secretarias municipais da Prefeitura de Santo Amaro. Sua abertura foi realizada no dia 21 de novembro, em Acupe, território quilombola de Santo Amaro. Nos dias 22 e 23, o evento realizou-se no campus CECULT da UFRB e no dia 24 na cidade de São Francisco do Conde/BA, no campus dos Malês da UNILAB.

Como evento acadêmico, o Santo Amaro Afro tem como objetivos fomentar discussões e reflexões quanto às políticas e práticas afirmativas e estimular produções acadêmicas comprometidas com as transformações sociais. Neste sentido, este Caderno de Resumos é uma mostra dos diálogos, projetos e possibilidades de construção coletiva que foram socializados durante o evento e que se entrelaçam no propósito de promoção do empoderamento da população negra e reivindicação de políticas em prol da equidade étnica e social.

Anais do II Santo Amaro Afro