I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia

O I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia tem como proposta reunir estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de temáticas relacionadas à mineração e meio ambiente e a comunidade afetada, a fim de aprimorar o conhecimento produzido acerca dos impactos socioambientais da atividade minerária, com exemplos simbólicos no contexto do Brasil. Serão ofertadas palestras, mesas redondas, minicursos e apresentados trabalhos em formato pôster. Serão discutidos aspectos legais relacionados ao tema, potenciais minerais do Brasil, recuperação de áreas degradadas, conflitos relacionados ao tema, entre outras temáticas relevantes e atuais do setor minerário. O objetivo é que este Seminário seja oferecido regularmente nos próximos anos, fomentando ainda mais as discussões sobre uma temática tão importante.

11/11/2018 (domingo)

17:00h às 19:00h – credenciamento

19:00h – Boas vindas e palestra de abertura com a apresentação do NEIM. com o Prof. Paulo Gabriel Soledade Nacif. Em seguida coquetel e apresentação cultural

12/11/2018 (segunda-feira)

8:00h às 9:00h – Palestra: “Avaliação dos Impactos Ambientais dos rejeitos de minério da SAMARCO na biogeoquímica dos solos, biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas bentônicos”, com o Prof. Dr. Tiago Osório Ferreira – ESALQ/USP.

9:00h às 9:15h – Intervalo

9:15h às 11:00h – Mesa Redonda (I):  “Desafios ao modelo mineral brasileiro”. Participantes: Magno Luiz da Costa Oliveira – Representante do Movimento pela Soberania Popular Frente a Mineração - MAM).

11:00h às 12:00h – Palestra: “Exploração e distribuição da riqueza dos recursos minerais no Brasil”. Palestrante: Sr. Ernesto Fernando Alves da Silva - Representante da CBPM.

12:00h às 14:00 – Intervalo

14:00h às 18:00 h – Minicurso (programação a confirmar)

18:30h – Momento cultural

13/11/2018 (terça-feira)

8:00h às 10:00h – Mesa Redonda (II): “Aspectos históricos e contemporâneos da contaminação por metais em Santo Amaro.” Participantes: Prof. Dr. Jorge Gonzaga (UFRB), Prof. Dr Fábio Oliveira (UFRB) e Prof. Dr. Shanti Marengo (UFRB).

10:00h às 10:15h – Intervalo

10:15h às 12:00h: Mesa redonda (III) – “Conflitos Ambientais na Mineração.” Participantes: Prof. Ms. Lucas  Zenha (GEOGRAFAR/UFBA) e outro(a) participante a confirmar em breve.

14:00h às 18:00 h – Minicurso (Oferta a confirmar em breve)

18:30h – Momento cultural

14/11/2018 (quarta-feira)

8:00h às 10:00h – Mesa redonda (IV): “Políticas Regulatórias da mineração” Participantes: Dr.ª Luciana Espinheira da Costa Khoury - Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Defesa do Rio São Francisco; Marco Antônio Freire Ramos; Katia Visentainer - Representante do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração; outro(a) participante a confirmar em breve.

10:00h às 10:15h – Intervalo

10:15h às 12:00h: Mesa redonda (V) – “Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração: experiências e desafios.” Participantes: Prof. Dr. Carlos Ernesto Schaefer - UFV, Dr. Fabio Perlatti - Agência Nacional de Mineração - ANM e outro(a) participante a confirmar em breve.

A partir das 14:00h os pôsteres serão inseridos nos painéis.

SITE O EVENTO