Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cecult apoia projeto sobre o carnaval de Maragogipe

 

Foto Priscila Mendes

O Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – Cecult fechou parceria com produtores culturais de Maragogipe para a realização do projeto "Matizes de um carnaval - Memória e valorização de um povo". O projeto tem como objetivo instrumentalizar artesãos que trabalham na confecção de máscaras e adereços para o carnaval da cidade e incentivar o surgimento de novos artistas.

A mesa de abertura do projeto foi realizada no dia 30 de janeiro, na Casa de Cultura de Maragogipe, e contou com a participação do diretor do Cecult, prof. Danillo Barata. A participação do Cecult se dará através da realização de oficinas em Maragogipe. A professora Daniele Canedo ministrará a oficina de Economia Criativa no dia 17 de março. Já as professoras Regiane Miranda e Tatiana Lima vão ministrar a oficina de Comunicação para o Desenvolvimento no dia 08 de abril. Dentre as atividades previstas no projeto, também estão oficinas de confecção de máscaras, empreendedorismo, planejamento estratégico e controle de custos.

O carnaval de Maragogipe é patrimônio imaterial da Bahia desde 2009 e se destaca pelo intenso uso de fantasias e máscaras. A festa preserva características dos antigos carnavais e apresenta aspectos que remontam à Roma antiga.

O projeto Matizes de um carnaval foi selecionado pelo edital Agitação Cultural - Dinamização em Espaços Culturais da Bahia, e tem apoio financeiro das Secretarias de Cultura e Fazenda do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia.

 
Foto: Priscila Lima
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página