Professor do Cecult publica livro - Língua Inglesa em Foco: Experiência de aprendizagem e ensino
O professor do Cecult, Flávius Almeida (Org.), a e Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB publicaram recentemente o livro "Língua Inglesa em Foco: Experiência de aprendizagem e ensino".
Trata-se de um trabalho coletivo, permeado por narrativas individuais, que denotam a natureza prática da educação. Embora inicialmente se possa acreditar que esta obra seja sobre práticas de ensino e aprendizagem da língua inglesa, tendo como pano de fundo os aprendizes em contextos diversos, na contemporaneidade, ela apresenta de maneira inédita relatos de experiências pessoais de aprendizagens e de ensino da língua inglesa de um grupo de professores universitários. Isto é, como professores de inglês aprenderam a língua que lecionam. Eu (Flávius Almeida), Vilson Leffa, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, Diógenes Cândido de Lima, Douglas Altamiro Consolo, Flávia Medianeira de Oliveira, Fernando Silvério de Lima, Juliana Tonelli, Kelly Barros, Maria Conceição de Melo Tôrres e Rogério Tílio compartilhamos aqui as nossas trajetórias de aprendizagem e ensino da língua inglesa. Assim, cada capítulo traz uma versão individual das nossas histórias com esse idioma global, o que, inevitavelmente, possibilitou vir a tona uma série de fatores como métodos, abordagens, identidade, atitudes, crenças e sentimentos que nos acompanharam e que podem ainda estar influenciando as nossas práticas de ensino hoje.
À luz da Linguística Aplicada, os textos que compõem esta obra, de algum modo, acabam colocando em pauta questões que envolvem a linguagem. Para tanto, foi utilizada uma única metodologia. A obra apresenta relatos que exigiram dos autores revisitar as suas memórias. Este exercício de memória alinha-se com o que Clandinin (2006) convencionou chamar de ‘investigação narrativa’ - narrative inquiry -, o que ele caracteriza como sendo um fenômeno de experiência para compreender como as pessoas interpretam as suas próprias histórias. Esta obra poderá auxiliar docentes e aprendizes de inglês a percorrerem a trajetória de ensinar e aprender esse idioma com um pouco mais de propriedade, tendo em vista as diferentes perspectivas das narrativas confessionais apresentadas aqui. Este livro, na verdade, é uma narrativa coletiva sobre como aprendizes de inglês se tornaram professores de inglês. Convido à leitura!
Disponível no site da EdUFRB: https://www1.ufrb.edu.br/editora/titulos-publicados